Como montar árvore de Natal: um guia definitivo

O que seria do Natal sem as árvores bonitas e bem decoradas? Elas transmitem aquele clima natalino que nós amamos. Mas, para boa parte das pessoas, saber como montar árvore de Natal também é um desafio. Por onde devemos começar para deixar a árvore bonita e volumosa?

Então, não precisa se preocupar mais! Neste post, vamos ensinar o passo a passo para ter uma árvore de Natal perfeita. Basta decidir o estilo que quer para o seu décor, comprar os enfeites e seguir essas ideias para decorar com muito estilo e capricho. Vamos juntos!

1º passo: escolha a árvore ideal para você

Aqui no Brasil não é tão comum ter árvores de Natal naturais. Porém, se você tiver acesso a uma, escolher um caminho mais natural é sempre interessante. Ela vai deixar o seu Natal ainda mais autêntico, orgânico e tradicional, além de conferir o aroma do pinheiro ao ambiente.

Mas se comprar uma árvore natural não é tão simples para você, não tem problema. Hoje, as empresas produzem árvores bem realistas, bonitas e acessíveis, oferecendo muitas opções de tamanho, cor, padrão, acabamentos etc. Há um estilo perfeito para cada pessoa e para cada espaço.

2º passo: decida o estilo da sua árvore

Já faz tempo que o Natal ultrapassou as barreiras do que conhecíamos e não é só feito de vermelho, verde e figuras do Papai Noel, né? Hoje, as pessoas trabalham com muitos outros estilos para decorar a casa. Seja moderna, vintage, tradicional ou divertida, invista em muitos enfeites de árvore de Natal! Confira alguns dos estilos de decorações de Natal:

  • Tradicional: proporciona a sensação de aconchego natalino que conhecemos tão bem. Predominam itens verdes, vermelhos e dourados. 
  • Elegante: usa e abusa de elementos estilosos e discretos. Os tons de branco, dourado ou prata ganham destaque.
  • Rústico: usa muita madeira, verde e vermelho com frutas, folhas e cogumelos. Aqui, vale recorrer a enfeites de árvore de Natal caseiros.
  • Neve: nosso Natal é tropical, mas a neve tem tudo a ver com as festas que estamos habituados a ver; fica um charme!

Ou seja, existem muitos outros estilos interessantes para você levar ao seu lar. Tenha o seu preferido em mente quando estiver comprando decorações para a sua árvore de Natal. O importante é manter certa coesão entre todos os elementos e o restante do décor que você escolheu para a casa.

3º passo: monte e arrume a árvore

Nós temos algumas valiosas dicas para árvore de Natal. A primeira delas é arrumar e afofar os galhos. Ao serem retiradas das caixas, as árvores costumam estar bem amassadas. Por isso, antes de começar a decorar é preciso abrir os galhos e levantar as folhas, pois isso acaba com aquele visual de árvore caída e com “pontos cegos” nas folhagens. 

Outro ponto importante sobre como montar árvore de Natal são os pés da peça. Como eles não são muito bonitos, vale a pena colocá-los dentro de um cesto, cobrir com uma manta ou incluir alguns itens decorativos. Assim, o visual da árvore ficará incrível dos pés à cabeça. 

4º passo: hora de decorar a árvore!

Montar uma árvore grande funciona da mesma forma que montar uma árvore de Natal pequena; só muda a escala, claro. Comece pela parte de baixo da árvore com as decorações maiores. Em seguida, vá subindo com outros itens menores. Se a árvore ficar encostada em uma parede, não precisa caprichar na parte de trás. Espalhe bem os elementos para tudo ficar bem harmonioso. 

Em seguida, depois de incluir todos os pendentes, comece a colocar as luzes também de baixo para cima. No topo, inclua uma estrela ou outro enfeite para finalizar. Isso dá um acabamento melhor à árvore e direciona o olhar para a parte de cima, criando uma sensação de amplitude.

5º passo: decore em volta da árvore e o restante da casa

Agora, com a árvore toda finalizada, vale a pena caprichar no restante dos ambientes. Se tiver uma mesa lateral próxima da árvore, inclua elementos natalinos, como frutas secas, bonecos de neve, globos de neve, figuras do Papai Noel, velas, entre outros. Isso transfere a atmosfera para o restante da casa. 

Por fim, se você não quiser incluir muitas decorações pelos espaços, selecione alguns objetos natalinos para espalhar. Itens pequenos de decoração, guardanapos para a mesa, guirlandas e tapetinhos dão um charme especial e complementam a proposta. 

Você tem alguma dica para montar a árvore perfeita? Compartilhe aqui nos comentários!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: