Como lavar travesseiro na máquina de lavar?

Como lavar travesseiro na máquina de lavar?

Poucas pessoas sabem, mas os travesseiros também possuem prazo de validade.  Entretanto, antes de trocá-lo, você pode aprender como lavar travesseiro na máquina e prolongar os cuidados e qualidade. Ainda assim, é recomendado que a troca ocorra a cada dois anos. Isso porque eles são uns dos “esconderijos” prediletos de micro-organismos que se alimentam das secreções que eliminamos durante o sono.

Portanto, se ainda não é a hora de substituir e você está se perguntando como lavar travesseiro, veja o passo a passo para garantir um sono tranquilo e limpinho.

Atenção aos cuidados de pré-lavagem

Atenção em como lavar travesseiro na máquina

Antes de aprender como lavar travesseiro na máquina, comece retirando a fronha e observando se não existem rasgos ou furos. Caso detecte isso, o ideal é substituir a peça. Também verifique na etiqueta se ele realmente pode ser lavado na máquina. Geralmente, não há restrições para os travesseiros de pena ou poliéster.

Por serem produzidos a partir de materiais fofos e porosos, absorvem água como esponjas e costumam reter grande quantidade de umidade em seu interior, mesmo quando superficialmente aparentam já estar secos.

Assim, independe do material, nunca utilize a secadora, muito menos torça o travesseiro. Coloque-os para secar na posição horizontal, sem receber a luz do sol diretamente. Pois, ao contrário do que pensam, o calor pode criar uma estufa e proliferar micro-organismos.

A secagem completa é imprescindível. Para ajudar nessa etapa, você pode afofar o travesseiro de tempos em tempos até que seu interior fique bem seco.

Além disso, para manter o equilíbrio no tambor da lavadora, é recomendado lavar os travesseiros sempre em pares.

Entenda como lavar travesseiro na máquina

Como lavar travesseiro

Ao lavar travesseiros de plumas, penas, algodão ou poliéster, utilize menos sabão do que o habitual, para evitar a produção desgovernada de espuma, e não adicione amaciante. Programe a máquina para lavar no ciclo de roupas delicadas e use água fria. Além disso, a centrifugação deve ser mediana.

Não deixe de retirar o excesso de água espremendo-o com a ajuda de uma toalha. Aproveite um dia quente para secá-lo, apoiado em uma cadeira.

Realizando a manutenção

Realizando a manutenção do travesseiro

Para que a sensação de travesseiro limpo e cheiroso se prolongue, coloque-o para arejar uma vez por mês. O recomendado é que os travesseiros sejam lavados semestralmente e as fronhas trocadas duas vezes por semana.

Além disso, lembre-se que o ideal é trocar o travesseiro a cada dois anos ou antes disso, caso ele apresente muitas alterações de formato e cor.

[do_widget id=custom_html-14]

Importância do protetor de travesseiro

Importância do protetor de travesseiro

Os travesseiros podem acumular micro-organismos que provocam e agravam alergias, por isso os protetores para travesseiros são excelentes aliados nessa causa. As capas impermeáveis e antialérgicas protegem a fronha dos potenciais alérgenos, impedindo que ele passe para a respiração na hora de dormir. Além disso, garante a durabilidade, conforto e higiene para a sua cama.

Existem protetores para travesseiros de diversos tamanhos, tipos e materiais, garantindo beleza e bem-estar para o seu dia a dia. Lembre-se que eles devem ser lavados com certa frequência para manter a higiene e você pode verificar as instruções na embalagem do produto.

Como lavar travesseiro na máquina pode parecer uma tarefa difícil, mas neste guia você pode conferir as principais dicas para facilitar esse processo. Agora é só aproveitar o artigo até a próxima lavagem!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: