logotipo artex
Pesquisar

6 dicas de como lavar roupa de cama

Cama posta com roupa de cama branca

Aproveitar os momentos de descanso em uma roupa de cama limpa vai muito além da higiene e do relaxamento do corpo, é uma forma de promover o autocuidado e a qualidade do sono. Assim como, deitar em lençóis limpos e se cobrir em um edredom cheiroso pode transformar a sua experiência de descanso. Afinal, quem não gosta de ter uma boa noite de sono em um ambiente agradável e confortável, não é mesmo?

Com isso em mente, preparamos um guia completo com 6 dicas sobre como lavar a roupa de cama de forma simples e funcional para que você garanta ótimas noites. Confira!

Dica #1 — Use a máquina de lavar

máquina de lavar com toalhas e produto de limpeza em cima

Se você ainda não sabe como lavar roupa de cama na máquina, saiba que o processo é mais simples do que podemos imaginar! Dá só uma olhada nesses dois processos necessários:

  • Nível da água: ao adicionar a roupa de cama na máquina, organize-a uniformemente dentro do compartimento até o preencher. Com isso, se as peças chegarem até a metade, o nível de água escolhido pode ser o médio, se preencher menos da metade, opte pelo baixo e, caso o tambor estiver cheio, selecione a opção mais alta. 
  • Modo de lavagem: observe o tecido que compõe a sua roupa de cama, pois isso definirá qual o modo de lavagem é o mais indicado. Se a peça for feita de um material mais aveludado, como um cobertor, por exemplo, recomendamos a opção delicada para preservar as fibras.

Dica #2 — Siga as etiquetas das peças 

etiqueta de composição e cuidados de uma peça

É essencial conferir as instruções do fabricante que ficam nas etiquetas antes da limpeza. Nela, é possível encontrar a melhor forma de lavar e higienizar as roupas de cama, como o símbolo de lavagem, temperatura máxima a que o item pode ser submetido, lavagem a seco, centrifugação e secagem da peça. 

Leia também: Símbolos de lavagem: saiba como decifrar sua etiqueta

Dica #3 — Separe as roupas de cama 

mulher inserindo roupas de cama dentro da máqui na de lavar

Não esqueça de separar as roupas de cama na hora de lavar, porque cada tipo de peça pode precisar de um cuidado específico para uma boa higienização, como:

Edredons 

Os edredons precisam ser lavados em modo de lavagem delicado, evitando assim possíveis danos às costuras. Neste caso, também é recomendado lavá-los com sabão líquido para evitar manchas e o acúmulo de resíduos entre as fibras.

Lençóis e fronhas

Para lavar lençóis e fronhas, utilize o ciclo de lavagem próprio para roupas de cama. Use um detergente suave e não utilize alvejantes, pois podem danificar as fibras. Seque ao ar livre ou em baixa temperatura na secadora para evitar encolhimento. Lave os lençóis e fronhas separadamente de outros itens para evitar atrito e preservar a qualidade do tecido.

Cobertores

Por conta da densidade e espessura, os cobertores possuem a necessidade de um ciclo mais delicado na hora da limpeza. Caso você precise lavar mais de um cobertor ao mesmo tempo, fique atento ao nível da água para todo tecido ser limpo. 

Além disso, é importante respeitar a capacidade da máquina para os cobertores terem espaço na máquina para uma boa higienização, centrifugação e secagem rápida. 

Leia também: 4 segredos para escolher o melhor cobertor

Dica #4 — Separe as peças por cor e tecido

travesseiros com fronhas coloridas alinhados, um atrás do outro

É importante separar as peças de cama brancas das coloridas para não acontecer a transferência de cores. Uma dica extra é: na hora da secagem, deixe os itens de cores claras secando a meia sombra para não correr o risco de aparecer manchas amareladas.

Outro cuidado essencial é separar os itens por tipo de tecido. Os artigos felpudos, por exemplo, devem ser lavados separadamente para não formar pelos em outras peças da roupa de cama.

Dica #5 — Não exagere no sabão ou no amaciante

mãos colocando produto de limpeza no medidor para inserir na máquina de lavar

O excesso de produtos pode danificar as fibras dos tecidos, pois produtos como amaciante e sabão, quando usados em grandes quantidades, podem deixar resíduos que endurecem as fibras das roupas de cama. 

Dica #6 — Atenção à capacidade da máquina

Antes de usar a sua máquina de lavar para higienizar roupas de cama, se atente para a quantidade de artigos que ela comporta durante os ciclos: lavagem, enxágue e centrifugaçãoPor este motivo, dê uma olhada nos modelos mais comuns disponíveis no mercado e confira a capacidade de cada máquina:

Máquina de lavar de 7 a 9 kg

Edredons, lençóis, colchas e até alguns tipos de cobertores podem ser lavados em máquinas de 7 a 9 quilos. Provavelmente, será necessário separar as peças, ou lavar uma peça por vez, mas nada que impeça a higienização correta dos artigos.

Máquina de lavar de 10 kg

As máquinas de 10 quilos comportam mais peças — durante a semana é possível lavar mais de três cobertores. Porém, é importante levar em conta o acúmulo de roupas de cama sujas em um mesmo ciclo para não sobrecarregar a máquina. 

Máquina de lavar 11 kg 

“Posso lavar cobertor na máquina de 11 kg?” Sim! Uma boa máquina para te ajudar na correria do dia a dia é este modelo. Devido à sua maior capacidade, edredons, cobertores, além de lençóis e fronhas podem ser lavados juntos. 

Máquina de lavar de 12 a 15 kg

Se a sua dúvida era: “Posso lavar cobertor na máquina de 12 kg?”, saiba que sim, pois com essa capacidade ou medidas superiores, a máquina irá lavar e higienizar bem as suas peças pesadas. Uma ótima opção para famílias grandes que geram mais roupas sujas.

Leia também: Chega de lavanderia! Aprenda como lavar edredom em casa

Principais dúvidas sobre lavar roupa de cama

Além das orientações sobre os processos de lavagem de roupas de cama, trouxemos as respostas para as perguntas mais frequentes sobre o assunto. Confira as nossas dicas extras:

1. Como lavar roupa de cama branca?

Se você sempre fica na dúvida sobre como lavar lençol branco ou qualquer outra roupa de cama clara, essa é a resposta: lave essas peças separadas dos itens de coloridos, use sabão incolor e sem excessos e, se achar necessário, inclua produtos que tirem manchas amareladas, como alvejantes.

Leia também: Como cuidar da roupa de cama branca

2. Pode lavar toalha com roupa de cama?

Não é recomendado lavar toalhas com as roupas de cama, pois as toalhas possuem fibras de algodão que podem soltar fiapos, deixando bolas de pelos nas outras peças.

Leia também: 5 dicas para toalhas de banho sempre macias

3. Com que frequência trocar roupa de cama?

A roupa de cama deve ser trocada pelo menos uma vez na semana por conta do suor absorvido pelas peças. Ao passar desse tempo, a umidade na cama irá aumentar, facilitando a proliferação de fungos e bactérias.

4.Qual é a melhor forma de secar os artigos para cama?

A forma ideal de secar os artigos é em meia sombra. Se você estender as roupas de cama no sol, a exposição direta aos raios UV pode danificar as fibras das peças e até causar manchas amareladas em itens claros.

5. Como armazenar as roupas de cama?

Para garantir a qualidade das suas roupas de cama, é preciso dobrar as peças corretamente e armazená-las em locais arejados e limpos. Isso manterá aquele cheirinho de roupa de cama limpa por mais tempo.

Leia também: Como guardar roupa de cama de forma prática

Como vimos no texto, existem diversas dicas para lavar a roupa de cama corretamente. Apesar de serem instruções simples e fáceis, vão garantir o seu bem-estar e noites de sono confortáveis e cheirosas.

Se você está procurando por novas roupas de cama para o seu quarto, na ARTEX você encontra tudo o que precisa! Além de itens de banho e artigos para cozinha que vão deixar o seu lar do seu jeitinho. Visite a nossa loja virtual

Conteúdos que você vai gostar também: