Como guardar roupa de cama de forma prática

Arrumar os armários e organizar a casa, de maneira geral, não é tarefa fácil. Muitas pessoas, sobretudo as que vivem em casas menores, não sabem como guardar roupa de cama. Por ter peças maiores, que ocupam mais espaço e mudam de acordo com as estações, ela precisa de atenção especial na organização. 

Separamos aqui algumas dicas essenciais para organizar roupa de cama, mas lembre-se de que não existe uma maneira correta. O importante é encontrar uma maneira que se encaixe na sua vida e seja fácil de manter. Afinal, a sua casa deve ser totalmente funcional e moldada para você!  

Separe um espaço só para as roupas de cama

Essa é uma recomendação importante, pois você consegue manter toda a roupa de cama no mesmo lugar. Isso evita que peças menores, como fronhas, fiquem perdidas, por exemplo, e facilita muito a busca por peças no dia a dia. Sempre que precisar, elas estarão ali!

Além disso, fica mais fácil manter as roupas de cama limpas, sem a interferência de outros aromas. Já se gostar de usar um cheirinho especial apenas nas roupas de cama, você pode mantê-lo somente nas roupas de cama e toalhas. 

Esse espaço pode ser uma parte do guarda-roupas com prateleiras ou uma cômoda especial para isso. Nos dois casos, é importante que todas as roupas de cama caibam sem ficarem muito apertadas e que você tenha uma visualização rápida das peças. 

Como guardar roupa de cama: dobre-as corretamente

A maneira como você dobra a roupa de cama ou a toalha faz toda a diferença na organização: quanto mais compacta ficar a peça, melhor. No caso de jogo de lençol, a melhor tática é dobrar as peças juntas e guardá-las dentro de uma fronha no armário para roupa de cama. Assim, só de olhar, você já sabe de qual peça se trata. 

A mesma dica vale para o kit colcha. Dobre a colcha e coloque-a dentro de um porta-travesseiro. Se for uma peça menos usada, utilize um organizador para armazená-la. 

Edredons são um pouco mais difíceis por serem peças volumosas. Recomendamos que, quando eles não estiverem em uso, sejam colocados dentro de um organizador de roupas de cama. Dessa maneira eles ficam mais compactos e protegidos de poeira enquanto estiverem fora de uso. 

É claro que não podemos nos esquecer dele: o lençol com elástico. Um dos itens mais fáceis e práticos de usar tem a fama de ser complicado para dobrar. Temos uma técnica simples para você aprender a dobrar o seu, olha só:

1 – Vire o lençol do avesso; 

2 – Posicione-o na vertical e junte as pontas;

3 – Dobre-o no meio;

4 – Dobre-o em 4;

5 – Forme um quadrado. Prontinho!

Separe-as por tipo

Outro ponto que facilita a organização é unir os itens da mesma categoria. Assim, mantenha seus jogos de lençol juntos em um espaço, seus kits de colcha em outro, edredons em outro, jogos de toalhas em outro, etc. O mesmo vale para peças avulsas de lençóis, protetores de colchão, entre outros. 

Se tiver espaço, separe também as categorias cama e banho no seu armário ou na cômoda de roupas de cama. Isso oferece ainda mais praticidade quando você procurar pelas peças no dia a dia. Há também quem goste de fazer uma separação por cores para deixar a visualização mais clara. 

Proteja os itens menos usados com organizadores

Não poderíamos deixar de citar uma das dicas de organização mais legais: use organizadores e cestos! Eles facilitam essa reunião dos itens no mesmo lugar, impedem que as peças se percam ou caiam dentro do armário e nos estimulam a manter tudo mais arrumadinho. 

Os organizadores são excelentes, sobretudo para as peças menos utilizadas. Quando chegar o inverno e você precisar guardar mantas e edredons mais grossos, vale a pena higienizar e guardar os produtos em organizadores próprios. Assim, eles ficam prontos para a próxima temporada de frio, livres de poeiras e bolinhas!

Como guardar roupa de cama e manter a organização

Talvez o maior desafio de todos seja esse: como organizar roupa de cama e manter a ordem. É difícil mesmo para a maioria das pessoas, mas alguns truques ajudam. 

  1. Tenha um lugar para cada coisa. Se sobrar, talvez essa peça não seja necessária.
  2. Use organizadores, caixas e cestos. Assim, as peças sempre ficam em seus espaços próprios.
  3. Mantenha a organização com certa frequência. Se for possível, toda semana ou a cada quinze dias, ajuste essas pequenas bagunças.
  4. Encontre sua própria maneira de se organizar! Talvez o problema seja o método que você está utilizando, então ajuste a organização para caber na sua rotina e no seu estilo de vida.

Gostou das dicas sobre como guardar roupa de cama? Acompanhe o nosso blog para saber mais sobre decoração, organização de casa, estilo de vida e muito mais!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: