Como fazer uma mesa posta de café da manhã perfeita

O café da manhã é a sua refeição favorita? Muita gente ama preparar comidas deliciosas e começar o dia bem. Não é à toa que os brunchs vêm se popularizando cada vez mais. Reunir os amigos e comer pratos gostosos é sempre bom, ainda mais para começar o dia bem. Mas você sabe como fazer uma mesa posta de café da manhã perfeita?

São vários passos que devem ser seguidos, como a seleção dos têxteis, cerâmicas, copos, talheres, centro de mesa, entre outros. Além, é claro, das comidas que você servirá. Uma mesa do café da manhã bem caprichada vai conquistar toda a sua família e os seus convidados. Confira algumas dicas de como arrumá-la. 

Por que fazer uma mesa posta de café da manhã?

Primeiramente, você sabe o que é mesa posta? Basicamente, a mesa posta é composta pela montagem de todos os utensílios para uma refeição, como pratos, talheres, copos e decorações de forma agradável e estilosa. Ela é perfeita para impressionar as pessoas que comerão com você. 

Na hora das refeições, todos os sentidos devem ser atendidos. A mesa e os pratos devem estar bonitos. O aroma dos alimentos nos dão vontade de comer, etc. Todo mundo sabe que comemos primeiramente pelos olhos. Preparar a mesa posta de café da manhã é uma forma de oferecer uma experiência completa e agradável às pessoas que você ama. 

Sabemos que nem sempre é possível montar uma mesa completa para o café da manhã. A maioria das pessoas tem uma rotina bem agitada, sem tempo para caprichar tanto, sobretudo pelas manhãs. Por isso, aproveite os fins de semana e os feriados para curtir esse momento.  

Invista em têxteis de mesa

Os têxteis são bem importantes para a mesa posta de café da manhã. São eles que criam a base para montar a mesa e definem o tom da refeição. Se você escolher uma toalha que cubra toda a mesa, por exemplo, terá um resultado mais tradicional. Uma toalha totalmente branca pode dar um ar mais sério, elegante e formal à refeição. 

Se você escolher uma toalha de mesa xadrez e mais curta, tem um visual bem mais informal, com carinha de piquenique ou de cantina italiana. Para criar um visual mais romântico, aposte em toalhas, caminhos de mesa ou lugares americanos com a temática floral. Aliás, os caminhos de mesa podem ser usados na hora de pensar em como organizar a mesa de duas formas diferentes: no centro da mesa com os pratos de servir e decorações ou para demarcar os locais dos convidados.

Já os lugares americanos são ícones da versatilidade. Eles servem para uma mesa posta simples do dia a dia, mas também funcionam muito bem em refeições mais formais. Podem ser usados sobre a toalha de mesa para adicionar mais camadas e profundidade, juntamente ao caminho de mesa ou sozinhos. Tudo depende de qual estilo você quer seguir!

Capriche nas cerâmicas e travessas

O que seria da mesa posta de café da manhã sem as cerâmicas? Ao selecionar esses itens, preze primeiramente pela qualidade. É importante escolher uma boa marca, com louças de alta qualidade, que possam ser lavadas na máquina e apresentem resistência ao uso diário. Além disso, capriche na escolha da estampa. 

Louças com temáticas de frutas, por exemplo, podem dar um ar mais descolado e descontraído às refeições. Já as louças florais trazem um pouco mais de romantismo e um toque clássico às refeições. O importante é sempre buscar o equilíbrio entre as peças estampadas e lisas ao combinar têxteis e louças na decoração de mesa.

Na hora de escolher as travessas para servir, também opte por itens de alta qualidade e design especial. Travessas de vidro, por exemplo, dão um charme à mesa e deixam os alimentos ainda mais bonitos. Não tenha dúvida de como decorar uma mesa de café da manhã: capriche nas louças e travessas para arrasar e encantar seus convidados!

Decorando a mesa posta de café da manhã

Como citamos, a mesa posta de café da manhã fica bem decorada com o uso de têxteis, louças e travessas. No entanto, você ainda pode levar a um próximo nível apostando em uma decoração caprichada! Para começar, veja quanto espaço livre você tem na mesa para dedicar à decoração sem atrapalhar a conversa entre as pessoas na mesa.

Depois disso, inicie a decoração de café da manhã com um centro de mesa bem bonito. Ele pode ter um aspecto mais funcional, servindo frutas, por exemplo. Ou, ainda, receber flores que vão alegrar o ambiente. Os vasos também são boas apostas. Escolha o modelo perfeito de acordo com o estilo da refeição que será servida, variando dos modelos mais moderninhos até os mais tradicionais. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Conteúdos que você vai gostar também: