Como decorar a sala de jantar para receber visitas?

Sala de jantar

Mostrar seus dotes culinários e ficar mais à vontade são apenas alguns dos muitos motivos para receber os amigos em casa. Afinal, poucas coisas são tão satisfatórias quanto ver seu lar cheio de pessoas queridas e celebrar a vida junto com elas. Mas como fazer com que todos fiquem confortáveis na sala de jantar?

Planejando bem o mobiliário e decoração você pode fazer com seu cômodo esteja sempre pronto para acolher amigos ou familiares. Confira dicas para uma decoração de sala de jantar feita para receber pessoas de forma despojada e descontraída.

Tenha sempre um espaço livre

Sala de jantar com espaço
(Reprodução – Pinterest)

Uma das principais dicas de decoração para um ambiente de convivência é manter um bom espaço de circulação. Mesmo uma sala de jantar pequena pode não ficar apertada se você for criativo.

Objetos multiuso, como um baú que vira um banco, funcionam bem para esses casos. Dessa forma, a dica geral para espaços pequenos é não encher a sala de móveis. Aliás, o mesmo vale para itens decorativos que ocupem espaço no ambiente. Quadros, espelhos e plantas pendentes do teto são opções de objetos que compõem o visual da sala sem atrapalhar.

Cozinha integrada à sala de jantar

Sala de jantar com cozinha
(Reprodução – Pinterest)

Apostar em uma cozinha americana, aberta para a sala, é outro recurso interessante para tornar o ambiente mais amplo. A depender do tamanho do balcão, você pode usá-lo como complemento à mesa de jantar e, nesse caso, ela não precisa ser tão grande.

Uma cozinha integrada à sala também permite que você prepare os alimentos enquanto interage com seus amigos, degustando um bom vinho ou aperitivos. O clima de festa é garantido!

Cadeiras e outros assentos

Cadeira de jantar
(Reprodução – Pinterest)

Resolveu comprar mais cadeiras para acomodar as visitas na sua sala de jantar? Se não encontrar peças do exato modelo que já tem, você pode misturar estilos, desde que mantenha um padrão de cor, material ou modelo. Uma possibilidade é usar todas as cadeiras iguais e variar as peças que ficam nas pontas da mesa.

Se sua prioridade é receber convidados, no entanto, pode ser interessante apostar em modelos tipo poltrona, com estofamento confortável e lugar para apoiar os braços. Assim, as visitas ficarão mais à vontade para passar bastante tempo à mesa.

Para completar sua sala de jantar:

Outra dica para quem gosta da casa cheia é escolher cadeiras leves, que possam ser movimentadas pelo ambiente sem muito esforço quando necessário. Além disso, pufes, bancos e sofás são boas opções de assentos complementares para quando a casa está cheia. Para os mais informais, até um tapete fofinho, uma rede ou almofadas no chão podem acolher os convidados.

Formato da mesa de jantar

Formato da mesa de jantar
(Reprodução – Pinterest)

Em relação à mesa, uma possibilidade é escolher um modelo com extensão, que pode crescer quando houver mais gente em casa. No entanto, muitos consideram que mesas muito compridas não são o ideal para receber amigos. Afinal, fica difícil conversar com quem senta muito longe de nós.

Você pode, então, optar por mesas quadradas ou redondas. Essas últimas, particularmente, facilitam a vida de quem segue a filosofia do “sempre cabe mais um”. Uma boa forma de visualizar quantas pessoas podem se sentar confortavelmente é dispondo jogos americanos sobre a mesa.

Outros móveis da sala de jantar

Móveis para sala de jantar
(Reprodução – Pinterest)

Caso tenha espaço suficiente, móveis de apoio podem ser muito úteis, além de complementar a decoração da sala de jantar. Você pode usar um aparador ou bufê para colocar petiscos e bebidas, louças e talheres ou até mesmo os itens do jantar, se quiser que os convidados sirvam-se e sentem-se pela sala.

Um móvel que sirva como bar também fica um charme e pode ser complementado por uma pequena geladeira retrô ou uma adega eletrônica, por exemplo. Também vale a pena ter um lugar para colocar uma máquina de café e xícaras para servir os convidados.

Iluminação

Sala de jantar iluminação
(Reprodução – Pinterest)

Outro item importante para qualquer sala de jantar é a iluminação. O ideal é usar luz indireta, tornando o ambiente mais acolhedor. Ainda assim, é importante garantir que o ambiente tenha luz suficiente para que todos enxerguem bem o que é servido.

Se a sua sala tiver um estilo mais sóbrio, você pode usar um jogo de luzes mais tradicional, com lustres ou spots embutidos. Caso opte por uma decoração mais despojada, uma sugestão é espalhar pelo ambiente charmosos cordões de luz ou garrafinhas com LED, por exemplo.

Decoração colaborativa

Sala de jantar
(Reprodução – Pinterest)

Quer deixar sua sala de jantar decorada de forma mais descontraída? Uma sugestão é pintar uma parede com tinta lousa e pedir que os convidados desenhem ou escrevam nela. Um alternativa é usar um mural de recados ou memory board, disponibilizando papéis e canetas para quem quiser deixar mensagens.

Outra ideia é usar um grande vaso de vidro ou quadro transparente para expor rolhas de vinho ou tampinhas de cerveja. Assim, você garante uma decoração repleta de memórias.

Tem outras dicas de decoração para sala de jantar? Compartilhe com a gente na sessão de comentários.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: