Como criar o hábito de leitura no início do ano

O que você colocou na sua lista de resoluções de ano novo? Para muitas pessoas, a meta é ser mais organizado. Para outras, é cuidar melhor da saúde. No entanto, muitas pessoas também resolvem nutrir a mente e desenvolver o hábito de leitura.

Mas o que é hábito de leitura? É o hábito de ler com certa frequência, o que vai variar muito de uma pessoa para outra. Alguns podem ler todos os dias, outros, alguns dias por semana. O mais importante é ler no seu ritmo, de acordo com a sua vida e a sua rotina.  

Hábito da leitura e seus benefícios

Nosso cérebro precisa ser estimulado constantemente, e a leitura funciona como uma prática esportiva que o mantém saudável. O hábito desenvolve nossa imaginação e criatividade, e também nos ajuda a aprender palavras e conceitos novos. Mesmo que você esteja lendo apenas um livro com foco em entretenimento, estará ampliando seu vocabulário. Por isso, é importante estimular o hábito de leitura entre os jovens, por exemplo.

Além disso, a leitura nos ajuda a desconectar dos problemas e relaxar. Uma pesquisa da Universidade de Sussex mostrou que ler ajuda a reduzir os níveis de estresse em até 68% — e vamos combinar: estamos todos precisando relaxar um pouco! Aproveite, pegue um livro e comece a ler já!

Como criar o hábito de leitura

Não existe receita para saber como criar o hábito de leitura. Basicamente, hábitos são criados com a prática constante. Quando você quer se habituar a praticar exercícios, a constância é um dos fatores mais importantes, não é mesmo? Então, a primeira dica é: carregue um material de leitura sempre com você!

Se você vai ao médico, encontrar um amigo ou dar uma volta no shopping, ter um livro ou revista à mão garante que o tempo de espera seja preenchido com leitura — principalmente se você estiver no transporte coletivo. Aproveite esses minutos para aprender como melhorar o hábito de leitura!

Outra dica boa é ler um pouco antes de dormir. Após se aconchegar na sua cama com o edredom, tire alguns minutos para ler. Você pode estabelecer uma meta de dez minutos de leitura ou uma quantidade de páginas por noite. Em pouco tempo, estará acostumado e vai aguardar o momento de deitar e ler um pouco antes de dormir. 

O contrário também dá certo. Muitas pessoas gostam de acordar e fazer uma leitura durante o café da manhã ou antes de começar a trabalhar. É uma maneira prazerosa de iniciar o dia, desenvolver o hábito de leitura e relaxar um pouco antes de iniciar o trabalho. Essa pode ser uma boa opção para quem quer reduzir o tempo nas redes sociais. 

Busque novos recursos ou temas

Se você acha que não gosta de ler, talvez seja porque ainda não encontrou a melhor maneira ou seu estilo favorito. Um recurso interessante são os livros digitais, ou ebooks, que oferecem mais praticidade ao dia a dia. Com eles, você não precisa carregar livros pesados, tem diversas opções no mesmo dispositivo e pode fazer pesquisas de palavras enquanto lê.

Uma alternativa interessante são os livros em áudio, ou audiobooks, que você pode ouvir enquanto dirige, pratica atividades físicas ou realiza as tarefas do dia a dia. Com certeza, colocar as toalhas no varal ou levantar peso na academia ficará mais fácil ouvindo uma boa trama! Os livros em áudio também democratizam a leitura, pois são muito bons para pessoas cegas ou com algum problema na visão. 

Agora, se você não consegue se envolver com livros em prosa, tente outras alternativas: poesia, quadrinhos, mangás, novelas gráficas, revistas… Existem infinitas possibilidades de desenvolver seu hábito de leitura, além de muitos gêneros interessantes, como romance, terror, suspense, aventura e comédia. Faça várias tentativas! 

Quais são os livros para criar um hábito de leitura?

Os hábitos de leitura durante a quarentena mudaram bastante. Hoje, muitas pessoas têm dado mais preferência a histórias leves, românticas ou esperançosas. Uma boa dica para descobrir quais livros se adequam mais ao seu gosto são os filmes que você gosta. Se você ama filmes dramáticos, provavelmente vai gostar de ler dramas. Se ama o gênero fantástico, vai adorar ler essas histórias.

Não existem livros para criar hábito de leitura que sejam perfeitos para todos os leitores. Os gostos de cada pessoa são bem diferentes, e as opiniões mudam com o tempo. O importante é explorar e encontrar essas leituras aos poucos, sem se pressionar. 

Encontrar pessoas com opiniões parecidas a respeito de literatura também ajuda bastante. Hoje, com a internet, isso está ainda mais fácil. Existem criadores de conteúdo com blogs, vídeos e podcasts que falam diretamente sobre livros. Você também pode fazer parte de comunidades, como grupos de leitura, grupos nas redes sociais ou, quem sabe, criar um clube de leitura com seus amigos! 

Gostou das dicas? Coloque-as em prática e depois conte para a gente como foi. Boa leitura!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Conteúdos que você vai gostar também: