Como acertar na decoração com flores?

Flores muitas vezes são usadas para celebrar momentos especiais. Mas quem disse que você não pode apostar numa decoração com flores o ano inteiro? Uma casa repleta de espécies diferentes transmite alegria e demonstra que seus moradores mantêm o lar com carinho.

É verdade que é preciso uma atenção especial para fazer com que as flores naturais se mantenham bonitas. No entanto, você pode apostar em espécies mais duráveis e até mesmo flores secas para facilitar o trabalho. Usando a criatividade, o resultado vai ficar lindo!

Dicas de decoração com flores a casa

(Reprodução – Pinterest)

Em termos de estética, não existem muitas regras para a decoração com flores. O ideal, no entanto, é escolher tons que combinem com as cores predominantes no ambiente. Além disso, tente evitar o exagero. Se um cômodo já tem muitos objetos e você adicionar uma grande quantidade de flores coloridas ele pode ficar visualmente poluído.

Quer saber em qual ambiente decorar com flores, quais os cuidados necessários, que espécies sobrevivem melhor em casa e como fazer com que as espécies de corte durem mais? Veja nossas dicas e inspire-se!

1- Quais ambientes posso decorar com flores?

(Reprodução – Pinterest)

Flores podem ser usadas para decorar qualquer ambiente da casa. Uma dica geral é evitar colocá-las, especialmente se estiverem em vasos grandes e quebráveis, em lugares com muito movimento.

Na cozinha, as flores deixam a atmosfera mais aconchegante. Só fique atento para não deixá-las próximas ao calor do fogão, já que o calor costuma fazer mal às plantas.

Na sala de estar, tulipas em um vaso de vidro ou metal são uma opção elegante. Você também pode optar por pequenos arranjos florais na mesa de centro ou em móveis de apoio.

(Reprodução – Pinterest)

Na mesa de jantar, vale apostar no tradicional vaso de flores bem no centro, escolhendo um tamanho que fique proporcional à mesa.

Já no banheiro, o cuidado deve ser maior, já que o cômodo costuma ser úmido. Espécies como lírio da paz, rosa do deserto e violeta sobrevivem bem ao espaço.

Ao escolher flores para o quarto, uma sugestão é combiná-las com a roupa de cama. E se for receber visitas em um quarto de hóspedes, a decoração com flores é uma ótima forma de dar boas-vindas para seus convidados.

2- Quais cuidados tomar na decoração com flores?

(Reprodução – Pinterest)

Cada espécie de flor exige cuidados específicos, que você deve pesquisar ou perguntar em uma loja de jardinagem. Em linhas gerais, é recomendável evitar que elas fiquem perto de aparelhos de ar-condicionado ou aquecedores. E se tiver animais de estimação, procure posicioná-las longe do alcance deles.

Além disso, não deixe de verificar a quantidade de luz necessária para cada espécie. Enquanto algumas ficam com as folhas e pétalas queimadas se expostas ao sol, outras gostam de muita luz.

Outro ponto que merece atenção é a adubação. Em um vaso, os nutrientes são mais limitados que em um jardim. Por isso, é importante usar uma terra bem adubada. Em muitos casos, recomenda-se renovar esse cuidado periodicamente.

3- As espécies mais indicadas

(Reprodução – Pinterest)

Algumas espécies têm mais chances de sobreviver em ambientes internos. Um bom exemplo de flores para decoração da casa são violetas, que estão disponíveis em diversas cores e gostam de luz indireta. A bromélia não exige muitos cuidados, enquanto o lírio da paz dá flores mesmo na sombra.

Orquídeas também são uma boa opção para decoração com flores. Afinal, elas gostam de luz indireta e dificilmente morrem. Se bem cuidadas, elas voltam a florescer depois que as flores caem.

Caso não tenha paciência ou muita habilidade para fazer com que as plantas sobrevivam por muito tempo, uma solução é recorrer à flores de corte que duram bastante, como cravo, copo de leite, astromélia ou lisianto. Outra dica é usar arranjos de flores secas, que costumam ser delicados e permanecem bonitos por muito tempo.

4- Como escolher os vasos?

(Reprodução – Pinterest)

Quer tornar sua decoração com flores mais interessante? Seja criativo na escolha dos recipientes. Além de vasos tradicionais combinando com o estilo da sua decoração, você pode procurar opções mais diferentes. Alguns exemplos são vasinhos com formatos de animais e cachepôs coloridos.

Outra opção é reaproveitar materiais. Garrafas de vidro, jarros, canecas e copos bonitos são boas opções para exibir flores de corte. Para espécies que estão plantadas, geralmente é importante fazer um furo no fundo do vaso para garantir o escoamento da água. Na cozinha, latas grandes e chaleiras antigas ficam um charme.

5- Como manter flores de corte?

(Reprodução – Pinterest)

Se sua opção for usar arranjos de flores de corte é preciso tomar cuidados especiais, começando pelo momento da compra. Afinal, se você levar para casa artigos murchos, danificados ou com sinais de doenças, não será possível recuperá-los. Dessa forma, o ideal é escolher flores com hastes verdes e firmes, sem nenhuma parte amolecida ou amarelada. Verifique também se as pétalas têm manchas ou estão amassadas.

Além disso, vale dar preferência às flores com muitos botões, que provavelmente vão durar mais. Porém, tome cuidado: botões muito pequenos podem nunca abrir. Aliás, outra boa dica é escolher espécies tropicais como alpínias, cravos e helicônias, que duram mais no clima brasileiro. Elas podem resistir por até 15 dias, enquanto espécies como rosas e gérberas não costumam sobreviver por mais de cinco dias.

(Reprodução – Pinterest)

Ao chegar em casa com o arranjo, a primeira providência é tirá-lo da embalagem plástica. Em seguida, use uma faca ou tesoura bem amolada e limpa para fazer um corte diagonal de cerca de dois centímetros na base do caule. Assim, essa ação simples faz diferença porque aumenta a área de absorção de água.

Depois, coloque as flores em recipientes desinfetados e com água limpa. Prefira lugares sombreados e frescos, mas evite ambientes com ar condicionado ou com muito vento, pois isso faz com que as flores desidratem rapidamente.

(Reprodução – Pinterest)

Com o passar do tempo, vá eliminando as flores murchas. Dessa forma, cuide para manter a água sempre limpa, trocando-a diariamente ou a cada dois dias. Aliás, lembre-se de retirar qualquer excesso de folhagem que ficar sob a água, para evitar apodrecimento.

Você também pode adicionar à água conservantes vendidos em lojas especializadas. Assim, ao reduzir a presença de micro-organismos nocivos, eles aumentam a durabilidade das flores.

Gostou dessas dicas de decoração com flores? Então conte para nós qual espécie não pode faltar na sua casa!

Redação Artex

Há 85 anos, a ARTEX leva aconchego aos lares dos brasileiros em forma de produtos de cama, banho e decoração com estilo e qualidade. Uma marca apaixonada por tendências, democrática e inovadora, que não deixa de lado a elegância e a busca por excelência que a consolidaram no mercado nacional.

View Comments

Recent Posts

Saiba tudo sobre tecido em malha

Os tecidos desempenham um papel fundamental nos itens de cama, mesa e banho. Cada tipo…

2 semanas ago

4 dicas para se tornar uma pessoa que acorda mais cedo

Você quer acordar mais cedo, mas não consegue. Isso pode estar acontecendo por dois motivos.…

2 meses ago

O que considerar ao comprar toalhas de banho?

Assim como temos o cuidado de escolher nossas roupas, a escolha da toalha de banho…

2 meses ago

5 passos para escolher a melhor toalha de praia

Muitas vezes não damos a devida importância para a escolha da toalha de praia. Contudo,…

2 meses ago

Por que você deve dormir e acordar no mesmo horário?

Muitas pessoas medem a qualidade do sono apenas pela quantidade de horas que dormiram. Este…

3 meses ago

5 Enfeites de Natal que não podem faltar na sua casa

O Natal é uma época mágica, repleta de tradições que nos conectam ao espírito de…

3 meses ago