Banho de imersão: dicas para melhor aproveitar o momento

Chegar em casa depois daquele dia cheio de reuniões, colocar uma música, ligar o chuveiro e ter um momento relaxante. Só de imaginar dá vontade. Mas sabia que tem como deixar esse ritual ainda mais gostoso? Com a junção do banho de imersão e aromaterapia, seus momentos de autocuidado não serão mais os mesmos.

O que é o banho de imersão?

Que água, seja ela quentinha ou fria, tem a capacidade de renovar as energias, todo mundo sabe. Só que suas propriedades vão muito além disso. Por isso, entender o que significa banho de imersão te ajudará a ter momentos de puro relaxamento.

A ideia é substituir o tradicional momento embaixo do chuveiro por um banho imerso até o pescoço em uma banheira. Ele pode ser feito em hidromassagens, spas ou ofurôs. No entanto, se você não tem uma dessas, pode apostar em uma água quentinha, bons sais de banho e fazer um escalda pés. 

Quer saber o objetivo do banho de imersão – ou do escalda pés? Ele funciona como um banho terapêutico e tem vários benefícios a curto e longo prazo, que vão desde efeitos calmantes até a melhora de resfriados.

Os benefícios de ficar imerso

A técnica de tomar banho submerso é milenar e pode trazer inúmeras vantagens para a sua rotina, seja com a água até o pescoço ou com os apenas os pés submergidos. Nós, da ARTEX, separamos algumas dessas vantagens para você:

  • Com o banho de imersão, você tem alívio dos sintomas de gripes e resfriados. Isso porque o vapor quente da água auxilia na desobstrução das vias aéreas;
  • A água quentinha também ameniza dores musculares e trata os músculos distendidos, sendo excelente para quem pratica exercícios físicos;
  • Além de provocar o relaxamento dos músculos, a temperatura da água ajuda a acalmar a mente, aliviar o estresse e combater a insônia;
  • Entre os benefícios do banho de imersão está a melhor circulação, pois com o calor seus vasos sanguíneos são dilatados;
  • Os poros, assim como os vasos sanguíneos, também sofrem dilatação durante a técnica de banho de imersão, o que elimina toxinas e deixa sua pele mais limpa.

Os óleos essenciais para melhorar seu banho

Além da água em temperatura agradável, existe outra maneira de deixar esse momento de autocuidado ainda mais relaxante: fazer o banho de imersão com óleos essenciais

Em sais de banho, pingando uma gota na água, colocando na sua pele molhada durante o banho de chuveiro, em um difusor ou em forma de vela aromática, os óleos essenciais têm diversas propriedades e cada perfume tem um efeito sobre a nossa mente e o nosso corpo. Saiba mais: 

Lavanda

Como um dos óleos essenciais mais populares, a lavanda potencializa alguns efeitos do seu banho de imersão, como o relaxamento muscular, além de ajudar a acalmar mente e corpo.

Alecrim

Esse perfume auxilia a manter a concentração. Além disso, assim como o manjericão e a sálvia, quando usado no lugar onde se toma banho de imersão, ele tem a capacidade de aliviar a dor muscular e diminuir a tensão.

Limão-siciliano

Cheia de vitamina C, essa fruta é excelente contra alergias e resfriados. Com sua essência não seria diferente, por isso, quando usado juntamente com um banho de água quente ele auxilia no alívio nas vias aéreas, assim como o eucalipto, e ainda proporciona uma dose extra de felicidade.

Banho de imersão e cromoterapia

Assim como perfumes e aromas podem ter efeitos sobre nosso corpo, as ondas emitidas pelas cores também possuem funções terapêuticas. Unir a cromoterapia ao seu banho gera efeitos sobre a mente e o corpo.

A técnica pode ser aplicada por meio de lâmpadas coloridas, dentro ou fora da água, móveis e até enfeites. Se os banheiros tiverem móveis e decorações, como os tapetes, em tons de branco, a cor utilizada fica refletida sem interferências. 

Isso é importante, porque cada cor tem um efeito diferente sobre nós. Os tons de vermelho e laranja, por exemplo, têm a capacidade de aumentar a sua energia, enquanto o azul acalma e equilibra. O amarelo, por outro lado, desenvolve a criatividade, e o verde aumenta a atividade física e mental.

Dicas para aproveitar melhor seu banho de imersão

Além de usar a aromaterapia e a cromoterapia durante o banho, algumas outras dicas podem te ajudar a aproveitar melhor o momento de autocuidado e um relaxamento completo:

  • Para um banho aconchegante e completo, a temperatura da água usada não deve ultrapassar os 38°C;
  • Além disso, a duração ideal é entre 15 e 20 minutos;
  • Leve uma garrafinha de água com você. A tendência é que o banho de imersão cause sudorese, então é importante se manter hidratado;
  • Invista em toalhas de rosto, banho e piso felpudas e macias para um pós-banho também aconchegante;
  • Aposte em hidratantes corporais também no pós-banho, com os poros dilatados eles tem maior eficácia.

Você já sabe o que é banho de imersão e como tirar o melhor proveito dele. Agora é só preparar um momento de autocuidado só seu e ficar de olho nas próximas dicas do nosso blog!

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