Arranjos florais para arrasar no próximo evento

Arranjos florais

Qualquer evento, independentemente de seu tamanho ou local em que for realizado, precisa de uma boa decoração. Arranjos florais dão um toque especial a qualquer ambiente. Sua capacidade de deixar tudo mais colorido e bonito é incrível e, por isso, vale muito a pena investir neles.

A escolha das flores, o tipo de arranjo, composições adicionais e onde ele será posicionado são alguns dos aspectos importantes. Por isso, é fundamental determinar que tipo de evento você organizará e, então, pensar nos arranjos florais. Assim, veja nossas dicas e descubra formas simples de fazer uma decoração com flores.

Tipos de arranjos florais

Arranjos florais
(Reprodução – Pinterest)

Um evento bem feito pede itens à altura. Portanto, quando se trata de arranjos de flores, é fundamental escolher as que mais combinam com a decoração do ambiente e como elas serão dispostas.

Ao contrário do que se pensa, arranjos florais para eventos não precisam ser grandes ou suntuosos. Aliás, quando se fala de decoração e composição de mesas, na maioria das vezes, menos é mais.

Ao pensar em arranjo de flores para mesa, pense, antes de tudo, em quais serão os itens dispostos no local. Dessa forma, entenda como será a louça, os guardanapos, quanto de espaço você terá, quantas pessoas sentarão à mesa, etc. Depois, avalie o tamanho do vaso que receberá o buquê.

Algumas opções de arranjos de flores que funcionam para todos os tipos de eventos, festas, jantares e almoços são:

1- Arranjos de flores naturais utilizando copos

Arranjos florais com copos
(Reprodução – Pinterest)

Copos podem se transformar em lindos vasos para flores, sabia? Essa alternativa é moderna e ideal para mesas que não têm muito espaço sobrando. Tudo depende da escolha do copo e do tipo de flor que será colocada nele. Uma flor branca ou em tom neutro pode, por exemplo, dar sobriedade a uma mesa colorida. Se o ambiente estiver clean, a dica é investir em flores coloridas. Você pode, inclusive, usar jarros como vasos. O resultado é encantador!

2- Arranjos pequenos de flores

Arranjos florais pequenos
(Reprodução – Pinterest)

Se sua mesa for pequena, o ideal é utilizar um arranjo menor para complementar a decoração. Detalhes, como garrafinhas ou frascos, fazem toda a diferença na composição de uma mesa. Lembre-se de que esse charme serve como complemento no décor. Por isso, ramos de flores devem ser utilizados com delicadeza.

3- Arranjo de flores com frutas

Arranjos florais
(Reprodução – Pinterest)

Frutas inteiras ou cortadas em pedaços ajudam a fixar as flores no recipiente escolhido. Se bem combinadas, elas podem trazer mais sofisticação e frescor à mesa. Elas também podem fazer parte do buquê. Figos, pitayas, limões, laranjas, toranja e pêssegos são variações que combinam perfeitamente com os arranjos.

Se preferir, é possível, ainda, usar frutas como vasos para as flores. Experimente colocar seu buquê em abacaxis, cocos, melancias e melões funcionam bem para este fim.

Como escolher a cor dos arranjos florais?

Arranjos florais
(Reprodução – Pinterest)

Existem algumas regras infalíveis quando o assunto é arranjos florais. A primeira delas é investir em combinações monocromáticas, que minimizam as chances de erros.

Outra recomendação nos arranjos com flores naturais é escolher itens com tonalidades semelhantes. Investir nos contrastes também costuma gerar bons efeitos na composição. Um exemplo é o branco e vermelho, recurso bastante utilizado na composição de arranjos de flores para mesa.

Passo a passo de como fazer um arranjo

Arranjos florais
(Reprodução – Pinterest)

Existem algumas recomendações para quando você for montar o seu arranjo de flores. Dessa forma, tanto peças simples quanto as complexas devem seguir essas indicações para garantir a beleza e durabilidade do arranjo.

1- Prepare as flores com o corte adequado

Arranjos florais

O momento de preparar as flores é determinante para garantir a beleza do arranjo. Por isso, você deve cortá-las pelo menos 3 cm a partir da parte inferior de cada haste. Além disso, é recomendável remover todas as folhas que se encontrem abaixo do nível da água no vaso.

O indicado é cortar na diagonal, inclinando a tesoura para cima ou para baixo. Assim, as flores recebem mais nutrientes.

2- Escolha o vaso ou recipiente para alocar as flores

Arranjos florais
(Reprodução – Pinterest)

Flores pequenas ficam melhor em vasos baixos e robustos. Já as que possuem hastes longas ficam melhores em vasos altos.

Você pode sempre cortar as hastes para ajustar o comprimento à forma do vaso antes de compor o arranjo floral. Aliás, o mesmo vale para a espuma em que serão espetadas as flores: é primordial cortá-la no tamanho certo para que resultado fique bonito.

3- Comece a montagem

Arranjos florais
(Reprodução – Pinterest)

Escolhido o vaso, coloque primeiro as flores maiores, criando um foco para o arranjo. Tente sempre colocar as peças em ângulos diferentes, aproveitando ao máximo suas formas e equilibrando o visual do arranjo. Depois, coloque as menores e, finalmente, a folhagem para preencher espaços e misturar cores.

Seu evento sofisticado pode ganhar um toque mais do que especial com um arranjo floral caprichado. Siga as dicas acima e veja como fazer essa composição pode ser muito mais simples do que você imagina!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: