Aprenda como reformar móveis em casa

Aquele seu móvel antigo já não combina mais com o restante da sua casa? Tem uma cômoda velha que merece voltar à ativa? Garimpou uma mesinha incrível que precisa de um pouco de amor? Então confira essas dicas de como reformar móveis em casa!

Precisamos viver em ambientes agradáveis, que sejam extensões das nossas personalidades. Sobretudo agora, que passamos mais tempo em casa. Às vezes, mudar a cor de uma parede ou de um móvel já é o primeiro passo para deixar nosso lar mais aconchegante. 

Por que aprender como reformar móveis?

Existem muitos motivos para aprender como restaurar móveis antigos:

  • Economia: mesmo com o gasto com materiais, como tinta, lixas, e puxadores, reformar um móvel ainda é muito mais barato do que comprar um novo;
  • História: os móveis também são elementos afetivos e cheios de história. Tem algo mais bonito do que um móvel transmitido de uma geração para a outra?
  • Sustentabilidade: ao dar uma nova chance a um móvel antigo, você também contribui para o meio ambiente!

Como reformar móveis

O processo de reforma varia muito de acordo com o material em que a peça é produzida. Antes de iniciar a reforma, verifique se o móvel é feito em madeira maciça ou MDF, por exemplo. É a partir daí que você iniciará os próximos passos para deixar seu móvel novo em folha!

Em seguida, verifique o estado do móvel: ele está arranhado? A cor desbotou? Existem rachaduras ou partes quebradas? Aqui, você compreende quais são as reais necessidades do móvel. Elas podem variar de uma mudança bem simples, como a troca de ferragens, até uma transformação completa.

Reforma sem complicação

Uma das maneiras mais baratas, eficazes e simples de reformar um móvel é a mudança de puxadores! Com puxadores novos e uma chave de fenda na mão, qualquer móvel ganha nova personalidade e estilo. Como eles custam pouco e não são peças permanentes, você pode fazer essa mudança quantas vezes quiser. 

Se o móvel que você está reformando é bem antigo e você quer criar um contraste, invista em um puxador mais moderno. A peça vai ficar ainda mais interessante com essa mistura de estilos e vai conversar melhor com o restante da decoração da sua casa.  

Por outro lado, se você está pensando em como reformar móveis modernos, sem tanta personalidade, os puxadores no estilo vintage também criam uma aparência mais intrigante. Esses contrastes são bem legais em todos os estilos de décor! Clique aqui e encontre lindos puxadores.

Como pintar móveis de madeira

Se você optou por uma mudança mais drástica e quer escolher uma cor totalmente nova à sua peça, mãos à obra! Aprenda como pintar um móvel de madeira

  • Passo 1: retire os puxadores e demais ferragens do móvel;
  • Passo 2: se o móvel tiver buracos ou rachaduras, use uma massa própria para preencher;
  • Passo 3: após a secagem da massa, lixe o móvel com cuidado. Use lixas mais finas e não aplique muita força. Tente lixar de forma homogênea;
  • Passo 4: agora, limpe todo o pó com um pano seco. Se preciso, aspire para retirar todos os vestígios de pó;
  • Passo 5: para que a pintura tenha boa durabilidade, utilize um primer para madeira; 
  • Passo 6: finalmente, vamos à tinta! Use rolo ou pincel e aplique quantas demãos achar necessário. O importante é garantir um acabamento bem uniforme;
  • Passo 7: após 24 horas de secagem, aplique um verniz protetor;
  • Passo 8: agora, é só recolocar as ferragens e aproveitar seu novo móvel.

E como pintar móveis de madeira envernizados? O processo é o mesmo! O mais importante é aumentar a aderência com a lixa.

Tinta spray é uma boa opção?

A tinta spray pode, sim, ser uma boa opção para quem está querendo renovar os móveis. Se bem aplicada, ela oferece um acabamento bem uniforme e pode ser uma opção mais rápida do que a tinta convencional, aplicada com pincel ou rolo.

Como pintar móveis de madeira com tinta spray? Prepare o móvel da mesma forma que você faria para a tinta tradicional: retire as ferragens, lixe, limpe e aplique um primer. Invista em uma tinta própria para madeira, de preferência impermeável.

Cubra o ambiente com plástico e, se preciso, proteja áreas do móvel que você não quer pintar com fita. Faça a pintura no ambiente externo ou em um cômodo bem ventilado, segurando a lata a 20 cm de distância do objeto. 

Considere a adesivagem

Se você não se sente confiante em como pintar um móvel de madeira, uma opção prática e barata é a adesivagem. Com papéis adesivos você ganha infinitas possibilidades de cores e estampas para restaurar móveis de madeira. Eles podem ser utilizados na frente de gavetas, criando um detalhes.

Também é possível cobrir o móvel inteiro com uma cor sólida, se você preferir um estilo mais clássico. Existem muitas opções de cores e materiais no mercado, encontre a que mais combina com o seu estilo!

Para aplicar o adesivo, meça as dimensões do móvel e corte o material com um pouco de sobra. Em seguida, limpe bem a superfície e comece a aplicar, retirando a película protetora aos poucos enquanto alisa o adesivo com uma espátula. 

Esse processo pode demorar, pois é bem importante retirar todas as bolhas de ar para garantir um acabamento perfeito. Na finalização, use um estilete para cortar as arestas. Com a prática, fica mais fácil!

Para um visual retrô, aposte na pátina!

Se o tom que você está buscando para a sua decoração é mais retrô, a pátina é uma boa escolha. Ela cria uma linda aparência envelhecida para o móvel e é muito simples de fazer! Aplique uma demão de tinta clara no móvel e, após a secagem, desgaste a pintura em alguns pontos com uma lixa.

Quanto mais você passar a lixa, mais o material original aparece. Essa técnica também não requer muita prática em pintura e renovação, afinal o resultado desejado é a imperfeição. Como restaurar móveis de madeira pode ser trabalhoso, assim você aceita as imperfeições e aproveita um móvel antigo ao máximo.

Hora dos toques finais

Agora que você já sabe como reformar móveis, escolha a técnica que melhor se encaixa às suas necessidades e mãos à obra! O caminho de como restaurar móveis em casa nem sempre é fácil, mas o resultado vale muito a pena. 

E com o móvel finalizado, chegou o melhor momento: decorar e organizar! Um móvel lindo também precisa ser funcional, por isso aposte em caixas, cestos e organizadores que vão manter suas peças sempre arrumadinhas nas gavetas e prateleiras. Aqui você encontra ótimas opções. 

E é claro que o ambiente inteiro merece um novo cuidado agora que seus móveis estão de cara nova. Um tapete bem macio é sempre uma boa aposta para complementar o décor e levar aconchego ao ambiente. Encontre aqui o tapete dos seus sonhos!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: