logotipo artex
Pesquisar

Aprenda a fazer sua horta vertical em casa

Aprenda a fazer sua horta vertical em casa

Se você sonha em ter temperos frescos e verduras sempre à mão, considere fazer sua própria horta vertical! Ela é uma tendência entre as pessoas que vivem em apartamentos e casas pequenas, pois ocupam pouco espaço e tem manutenção mais simples que as hortas tradicionais. 

Para aqueles que têm área reduzida em seus lares, não é necessário abrir mão de levar um pouco da natureza para os seus ambientes. Neste artigo, vamos mostrar quais são as vantagens e como fazer uma horta vertical, usando materiais simples que você encontra em qualquer lugar.

Horta vertical: o que é e por que você deve ter uma?


A horta vertical, ou horta suspensa, é uma técnica de jardinagem que permite o cultivo de plantas em suportes de parede e longe do chão. Seu grande objetivo é possibilitar que qualquer pessoa tenha suas próprias mudas em casa, sem depender de haver espaço no piso.

Existem muitos motivos para ter uma horta vertical em casa. Uma das vantagens mais legais é ter fácil acesso a ervas e verduras frescas. As suas receitas vão ficar muito mais gostosas, saudáveis e versáteis se você puder utilizar esses alimentos diretamente do seu quintal ou da sua varanda.

Outro benefício importante é que cuidar de plantas é relaxante. É um momento para parar, cuidar da suas mudinhas, concentrar-se nessa atividade e ter contato direto com a natureza. É uma pausa mais do que bem-vinda na rotina atribulada que muitas pessoas levam na cidade.

Hora de planejar sua hortinha!

O primeiro passo é escolher o local da sua casa que vai receber a horta vertical. Selecione um espaço em que haja sol e seja bastante arejado. Uma dica especial é montar sua horta em uma área que receba diretamente a luz solar apenas pela manhã. Isso porque não vai haver o risco delas serem queimadas por ele ao longo do dia. 

Outro ponto relevante é conferir quais são as hortaliças que você pretende plantar e quais são as suas necessidades. Dessa forma, você consegue selecionar os vasos adequados para cada uma e também pode optar por plantas que tenham necessidades parecidas. Isso vai facilitar os cuidados com a horta.

Além disso, é melhor escolher plantas com raízes curtas para sua horta vertical de parede. Elas são mais recomendadas para esse formato de horta porque os vasos suspensos tendem a ser menores. Assim, nem todas as hortaliças plantadas em canteiros tradicionais podem ser cultivadas na parede. 

Vasos mais indicados 

Para não colocar excesso de peso no suporte, o tipo de vaso para horta vertical mais indicado é o pequeno. Ele também precisa possibilitar a drenagem da água. As tradicionais jardineiras retangulares são muito utilizadas, pois permitem plantar várias mudas em apenas um vaso. 

Outra boa opção para a horta vertical apartamento são os vasos em meia-lua. Eles têm o formato perfeito para ficarem apoiados na parede. Também é possível usar vasos redondos, dependendo do tipo de suporte que você vai colocar na parede.

Se você tiver acesso a algumas ferramentas e vontade de levar o DIY mais longe, pode fazer uma horta vertical PVC. Usando canos de PVC como base para os seus vasos, você consegue drenar a água com muito mais facilidade. Nesse modelo, é comum que as garrafas PET sejam cortadas e usadas como vasos.

Além disso, você sempre pode reutilizar os itens que já tem na sua casa! Potes de vidro, organizadores de cozinha, cachepôs, etc. Existem muitas possibilidades de dar uma nova vida a esses artigos, sem perder a praticidade e a beleza do seu projeto.

Como fazer sua horta suspensa

Chegou a hora! Fizemos um passo a passo para te ajudar a montar sua própria horta suspensa. Indicamos, também, que você dê uma olhadinha em inspirações no Pinterest, para decidir quais delas fazem mais o seu estilo e combinam com a sua casa.

1 – Monte a estrutura

Há muitas formas de montar a estrutura da horta. Uma delas é utilizar pallets de madeira e tiras de couro ou arame para segurar os vasos. Outra opção é usar prateleiras pequenas, como de livros, para colocar as plantas em cima. Existe, ainda, a possibilidade de fazer uma estrutura totalmente personalizada de PVC. 

2 – Prepare os vasos

Com os vasos de sua preferência em mãos, coloque pedras, espuma de jardinagem ou faça furos no fundo, para drenar a água. Esse passo é muito importante para garantir que as raízes não apodreçam!

3 – Plante suas mudas ou sementes

Com o vaso pronto, coloque terra, adubo orgânico e sua planta. Uma dica para manter a saúde das suas mais novas amiguinhas é: se você comprou ou pegou mudas de alguém, troque o substrato que veio com elas. Dessa forma, você evita que possíveis pragas se multipliquem na sua casa. Isso também é bom para garantir uma terra de qualidade para a sua horta.

Gostou das dicas? Então, plante sua própria horta vertical e conte para a gente qual foi o resultado!

Conteúdos que você vai gostar também: