Aprenda a combinar uma toalha de mesa bordada

Aprenda a combinar uma toalha de mesa bordada

Receber as pessoas amamos para sentar à mesa, seja para uma festa ou um simples café da manhã, sempre requer uma atenção além da refeição. Um modo de inovar na composição é apostar em uma toalha de mesa bordada.

Existem diversos modelos modernos e características de toalhas e bordados para se apaixonar e transformar com harmonia a decoração do seu momento especial. Então, pensando nesses aspectos, confira formas de combinar uma toalha de mesa com bordado.

Entenda os bordados

Conheça os bordados de uma toalha de mesa bordada(Reprodução: Pinterest)

Se você ainda não sabe diferenciar os tipos de bordados, preste muita atenção. Essa técnica é um modo de decoração em tecidos a partir de artes e desenhos, geralmente produzidos em renda, crochê e tricô. Entretanto, o que define esse método é a forma do ponto no tecido. Assim, veja as características de cada ponto para escolher a sua toalha de mesa bordada ideal.

  • Ponto cruzado: é um dos modelos de bordado mais conhecidos. Possui pontos fechados e, por isso, são mais detalhados e delicados.
  • Ponto russo: é composto por dois ou mais pontos que se cruzam entre si de diversas maneiras. Além disso, tem um leque amplo de possibilidades em desenhos e é um dos mais fáceis de fazer.
  • Ponto de cetim: deve ser produzido em pequenas partes dos tecidos, para obter uma composição bem delicada.
  • Bordado vagonite de linha: comum em peças com acabamento fino e delicado, esse bordado permite formas mais retas, simples e simétricas. Por isso é um dos favoritos entre os iniciantes.
  • Bordado vagonite de fita: tem como característica o seu design em alto relevo e é produzido tanto com fitas finas quanto grossas.

Combine sua toalha de mesa bordada à ocasião

Combine cores e ocasiões na toalha de mesa bordada(Reprodução: Pinterest)

Para criar uma composição especial, combinar a toalha de mesa bordada com o tema do evento irá inserir mais charme à ocasião. Apostar em uma opção bordada de toalha de mesa para festa pode impactar os seus convidados. Isso porque os detalhes delicados vão chamar atenção e remeter aos cuidados do seu modo anfitriã.

Assim, um estilo moderno de toalha, mistura desenhos, listras e formas geométricas. Além disso, combina perfeitamente com louças tom único e clássicas. E incrementa um ar despojado e aconchegante, independente do seu modelo de decoração.

Já os modelos coloridos, criam uma composição especial com louças estampadas e lisas e será um charme sutil na decoração de festas de aniversário e demais momentos.

Em relação aos tecidos, vale lembrar que para jantares formais é recomendado utilizar toalha de mesa bordada em percal, linho, organza ou poliéster com brilho acetino. Entretanto, para refeições do dia a dia, aposte na tradicionalidade do algodão.

Então, para não errar nos bordados, aposte em modelos de toalhas alegres para ambientes externos.  Já em momentos formais, invista em cores sóbrias, como creme e gelo. Contudo, uma opção que combina com todas as situações e horários é a tradicional toalha de mesa branca.

Acessórios para compor o décor

Acessórios na toalha de mesa bordada
(Reprodução: Pinterest)

Durante o processo de dispor a mesa, atente-se aos objetos decorativos e cores. Opte por peças com acabamento em inox, vidro ou acrílico e evite o excesso de acessórios e adornos. Combinar a toalha de mesa bordada com as louças e talheres é essencial para inserir um visual inédito e caprichar à mesa.

[do_widget id=custom_html-14]

Harmonizar a toalha de mesa bordada é uma opção simples e fácil de inovar no décor. Essas dicas vão te ajudar a soltar a imaginação e ampliar as combinações. Se gostou das indicações, não esqueça de compartilhar conosco!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: