Ambiente integrado: dicas e inspirações para montar o seu

Em busca de mais praticidade e sensações de amplitude, muitas pessoas estão apostando em projetos de casa ou apartamento com um ambiente integrado. Como o próprio nome diz, esses espaços têm por objetivo unir dois cômodos, sem a necessidade de divisórias ou de paredes. 

A ideia de ter uma casa com espaços integrados reforça o conceito de modernidade e liberdade para os moradores. E são muitas possibilidades quando falamos desse tipo de integração. É possível ir muito além do clássico: cozinha e lavanderia. Por que não unir também sala e cozinha, sala de estar com a sala de jantar ou até mesmo a sala e o quarto?

Se você gosta desse tipo de projeto e está pensando em aderir, confira as nossas dicas abaixo para criar um ambiente integrado com muito estilo e personalidade para a sua casa.

Tenha um planejamento

ambiente integrado

Na hora de montar o seu ambiente integrado, é muito importante que você tenha um planejamento em mente e também no papel. Se a junção de espaços envolver uma reforma, é preciso tomar alguns cuidados adicionais. 

Na hora de deixar cozinha e sala de jantar juntas, por exemplo, é importante ter certeza que a estrutura do local não é composta por pilares ou vigas. Se houver a necessidade de deixar a pilastra no meio do cômodo, saiba que a essência de um ambiente integrado ainda permanecerá. 

Outro ponto essencial que deve ser levado em consideração é a certeza que tais mudanças não vão afetar o isolamento acústico entre os ambientes. Tenha certeza que elas não vão te fazer perder a garantia do apartamento recém comprado porque optou por uma sala conjugada com sala de jantar

Possibilidades para um ambiente integrado

Foto: Pinterest

Realizar esse tipo de integração é sempre uma ótima opção para quem precisa otimizar o espaço que tem. Isso porque unir ambientes é muito mais que derrubar paredes entre os cômodos de uma casa ou de um apartamento. 

E são muitas as possibilidades quando o assunto é a integração de ambiente. Além de combinações como cozinha e área de serviço, é possível também criar um novo e amplo cômodo deixando sala e quarto integrados, por exemplo. Quer conhecer as outras possibilidades e combinações? Confira:

Sala e cozinha

ambiente integrado

Quando pensar em unir sala e cozinha, lembre-se de permitir que os espaços “conversem” entre si. Nesse caso, evite o excesso de informação decorativa. Prefira acrescentar tapetes, móveis e outros revestimentos que vão delimitar mas, ao mesmo tempo, complementar o décor dos cômodos.

Sala e quarto

ambiente integrado

Sala e quarto integrados são uma ótima aposta para apartamentos pequenos ou pessoas que moram sozinhas. A dica principal aqui é aproveitar a retirada de paredes para usufruir do espaço e da praticidade. Use e abuse do décor na hora de mobiliar essa integração. 

Escritório e sala de estar

ambiente integrado

Se você precisa de privacidade e silêncio, mas ainda assim quer sala e escritório integrados, aposte em uma porta retrátil feita em marcenaria. Ela poderá ser fechada eventualmente e funcionará também como um bonito painel para o local.

Dicas para decorar um ambiente integrado

Foto: Pinterest

Na hora de pensar na decoração de sala conjugada ou de outros cômodos, prefira usar o mesmo tom de cor na parede. Isso aumentará a ideia de continuação entre eles. Prefira cores neutras, claras e não se esqueça de incluir o teto na pintura! 

Uma outra dica é deixar todo espaço com o mesmo tipo de piso. Isso vai causar a impressão de estar ocupando um espaço maior. Também vai diminuir a ideia de que você mudou de cômodo quando transitar pela casa. Essa sugestão é especialmente importante na hora de criar a decoração de sala de estar e jantar conjugadas.

Se o cômodo for pequeno, tome cuidado com itens muito grandes ou que ocupem espaço suficiente para fazer eles ficarem pelo caminho. Priorize sempre uma circulação funcional e otimizada nesses locais. 

A mesma dica vale para elementos em excesso nas paredes, como os quadros decorativos e cabideiros. Em grande quantidade, eles diminuem a amplitude do ambiente e podem passar uma sensação contrária ao efeito desejado. 

Por fim, complete a decoração com cachepôs, pequenas esculturas decorativas, luminárias e outros itens que transmitam a sua essência e valorizam ainda mais a junção dos espaços escolhidos. 

Para decorar o ambiente com estilo

ambiente integrado

Agora que você já sabe como decorar um ambiente integrado, visite o site da ARTEX. Veja vasos, velas, poltronas e outros itens que vão deixar sua casa ainda mais cheia de personalidade. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: