Acordando cansado? Dicas para você levantar com mais energia

Você pode dormir 8 horas por noite, mas ainda assim acorda desmotivado, com preguiça de sair da cama e sem vontade de nada? Bom, esse post é pra você.

Levantar com mais energia de manhã cedo não é uma questão de “sorte” até porque se fosse seriam muito poucos os “sortudos”. Apenas 5,6% dos brasileiros dizem que acordam “muito bem dispostos”. O dado é da pesquisa Acorda, Brasil!, desenvolvida a pedido do Persono e que analisou os padrões de sono no nosso país.

Para sair da cama mais disposto, você precisa se organizar e conhecer alguns pequenos truques que vão te fazer levantar com mais energia. Todos eles são dicas simples de serem introduzidas na sua rotina do sono

1. Hidrate-se! 

A noite é o período mais longo que passamos sem beber água, ou seja, desidratando sem chances de repor os líquidos perdidos. Estima-se que uma pessoa possa perder quase um litro de água por noite por meio da respiração e do suor.

Essa desidratação é um dos motivos da sensação de estar grogue assim que se acorda. Por isso, tome um copo de água assim que acordar. Se possível, deixe o copo já preparado ao lado da sua cama na noite anterior. Isso vai sanar parcialmente a desidratação e acordar o organismo. 2×0 para você!

Dica: por falar em água, para levantar com mais energia ainda, molhe o rosto com água fria. Isso reduz o inchaço facial (a famosa “cara de sono”) e ajuda a despertar. As águas termais também podem ser usadas para isso. 

2. Abra as cortinas

A luz é o que controla o nosso sono. Durante a noite, a escuridão desencadeia a produção da melatonina, o chamado hormônio do sono. Já durante o dia, a claridade diminui a quantidade do hormônio. Isso é o seu relógio biológico funcionando. 

Por isso, abrir as cortinas e deixar a luz natural entrar logo cedo ajuda de verdade você a se levantar com mais energia. E isso vale até mesmo para os dias nublados, viu? Você pode não ser o sol, mas ele está ali, despejando benefícios.

3. Cuide da alimentação noturna…

Levantar com mais energia depende de você dormir bem e tem alguns alimentos que são verdadeiros vilões do seu sono, sobretudo se você consumir eles muito perto da hora de dormir.

Esse é o caso, por exemplo, do açúcar. Ele é um estimulante que dificulta o início do sono e atrapalha a chegada ao sono profundo. Pode sim comer uma sobremesa à noite, mas com moderação.

Para dormir bem, um jantar leve é o ideal. Para adoçar a boca, aposte na banana: ela é rica em triptofano, um aminoácido essencial na produção de melatonina e também da serotonina, conhecida como hormônio da felicidade.

4. … e do cardápio do café da manhã.

Procure escolher alimentos que combatam a fadiga matinal. É o caso das proteínas magras (como peito de peru ou ovos, por exemplo), dos carboidratos complexos (pão integral e aveia) e das gorduras saudáveis (abacate e castanhas).

Se você costuma pular o café da manhã, saiba que isso pode afetar a sua atenção durante o dia todo. Não precisa fazer um banquete. Um lanchinho leve já garante uma dose extra de energia.

5. Relaxe!

É sério. Acordar e já ter que sair correndo torna a experiência matinal desesperadora. Dê tempo para você despertar, nem que isso signifique colocar o despertador alguns minutinhos antes.

Programe para a manhã alguma atividade prazerosa, como uma ducha, uma meditação ou uma leitura. Ah, e o café da manhã é claro. Você vai ver como isso melhora o seu dia.

6. Dê um fim no botão soneca

Sim, deixamos essa dica para o final porque sabemos que muita gente não abre mão de abusar do botão de soneca, mas sele é um inimigo, já que quebra o seu padrão de dormir e desequilibra o tempo que você passa em cada fase do sono. 

Em outras palavras, a função soneca pode te deixar ainda mais cansado. Se a tentação for grande demais, deixe o celular ou despertador longe do seu alcance quando for dormir. Isso vai te obrigar a se levantar. Acredite, você vai agradecer.

Para mais dicas de sono, siga o conteúdo do Persono, que sempre traz dicas e informações para você dormir melhor e ter uma vida mais saudável. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: