9 plantas pequenas para ter em casa

9 plantas pequenas para ter em casa

A tendência de ter plantas pequenas em casa tomou conta do décor. Isso porque elas trazem um toque de natureza e complementam a decoração sem ocupar muito espaço. Além disso, muitas delas conseguem purificar o ar!

Então, para te auxiliar a levar mais verde ao seu lar, saiba como escolher o melhor vaso e confira as 10 espécies ideais para cada tipo de luz e ambiente.

1 – Lírio da paz

Plantas pequenas - lírio da paz(Reprodução: Pinterest)

Deseja uma flor bonita e que purifica o ar? Então o lírio da paz é perfeito! Ele é uma das melhores opções de plantas para sala, pois além de clássico, consegue ter sua flor mesmo na sombra. Para cuidar da espécie, é necessário que a terra sempre esteja úmida e que o contato com sol seja evitado.

Além disso, garanta que seu animal de estimação fique longe dessa planta, pois ela é tóxica. A ingestão pode causar irritação ocular, oral e de mucosas, além de dificuldade em engolir e problemas respiratórios.

2 – Rosa de pedra

Plantas pequenas - rosa de pedra(Reprodução: Pinterest)

Se você não possui muito tempo ou habilidades para cuidar de uma planta, a rosa de pedra é ideal. Também conhecida como echeveria, ela possui a capacidade de suportar diferentes temperaturas, desde de – 5º à 40º.

Por ser um tipo de suculenta, aguenta dias sem ser regada e não necessita de adubagem. Seu aspecto arrojado fica charmosa em pequenos vasos decorados e como enfeites em terrários em diversos ambientes da casa.

3 – Lança-de-São-Jorge

plantas pequenas - lança de são jorge(Reprodução: Pinterest)

Se você deseja uma das plantas pequenas que mais gostam de sol, a lança-de-São-Jorge é a melhor opção. Ela é ótima para ficar em varandas sob luz do céu ou iluminação indireta, que pode ser obtida com lâmpada fluorescente.

Para mantê-la, basta regar uma vez por semana, conservar uma boa drenagem no vaso e evitar o acúmulo de água. Contudo, é uma planta que dura até três anos e tem a eficiência comprovada em filtrar poluentes vindo de fora.

Entretanto, a laça-de-São-Jorge possui substâncias de alta toxicidade para animais, causando irritação da mucosa, salivação intensa, dificuldade de movimentação e de respiração.

5 – Jade

plantas pequenas - jade(Reprodução: Pinterest)

Apesar de ser uma planta que demora um pouco para florescer, suas flores brancas ou rosas costumam brotar no início da primavera. Assim, a jade se assemelha a uma mini árvore e possui folhas grossas em tonalidade verde, mas suas bordas podem variar em nuances vermelhas.

Outro ponto importante é que a jade se adapta bem a qualquer tipo de luminosidade, se tornando uma das melhores opções de plantas para o quarto, além de deixar o ambiente lindo.

Já em relação aos cuidados, o excesso de água pode fazer com que as folhas caiam e a haste apodreça. Por isso, regue com atenção e evite o acúmulo de umidade no solo.

5 – Antúrio

plantas pequenas - antúrio(Reprodução: Pinterest)

Lindo e clássico, o antúrio é outra planta que ajuda a purificar o ar. Pode ser deixado em pequenos vasos em cima da mesa, à meia sombra, mas nunca sob luz solar direta.

O charme dessa planta está em sua folha em formato de coração e que você consegue encontrar em diversas cores. Por ser uma espécie que necessita de umidade, a rega deve acontecer de 3 a 4 vezes na semana.

Outra informação importante é que, assim como o lírio da paz, o antúrio também é tóxico para animais. Isso porque todas as partes da planta possuem oxalato de cálcio. Assim, alguns dos sintomas são náuseas, vômito, asfixia e inchaço da boca, lábios e garganta.

6 – Bromélia

plantas pequenas - bromélia(Reprodução: Pinterest)

Populares no Brasil e conhecida por seu contraste de cores, a bromélia se adapta muito bem a ambientes internos. É uma planta que precisa de bastante iluminação, mas não deve ser diretamente exposta ao sol.

Contudo, garanta que ela sempre esteja úmida, mas não encharcada. Assim, em dias quentes, borrife água para umedecê-la.

7 – Marantas

plantas pequenas - marantas(Reprodução: Pinterest)

Essa planta tropical é tendência em decoração! Basta ser fazer a rega dia sim, dia não para garantir a beleza das folhas. Em sua diversidade de gêneros, todas as marantas ficam ótimas para a área da sala.

Conhecida por gostar de sombra, essa acaba sendo uma característica essencial para que suas folhas sensíveis fiquem protegidas do sol e não sofram queimaduras. Entretanto, caso tenha algum problema com as folhagens, apenas utilize um pouco de adubo para ver a melhora.

8 – Rosa do deserto

plantas pequenas - rosa do deserto(Reprodução: Pinterest)

A rosa do deserto é uma variação de suculenta e, por isso, requer apenas duas ou três regas semanais. Entretanto, também necessita de cinco a seis horas de sol direto todos os dias.

Esse é um dos tipos de plantas pequenas com tronco grosso e que fica um charme na decoração. Além disso, ela se adapta muito bem ao sol, condições de baixa umidade e no clima seco.

9 – Peperômia

plantas pequenas - peperômia(Reprodução: Pinterest)

Nativa da América do Sul, a peperômia é uma das plantas pequenas que se caracteriza por, em alguns casos, possuir folhas manchadas de branco e diversas variações. Esses atributos de tonalidade ficam incríveis na decoração.

Além disso, é uma das melhores plantas para banheiro, pois não necessita de muitos cuidados. Apenas de iluminação natural indireta e irrigação diária no verão e a cada dois dias no restante do ano.

Como escolher o vaso ideal para plantas pequenas?

plantas pequenas - como escolher o vaso(Reprodução: Pinterest)

Quando você vai escolher as plantas pequenas para decorar a sua casa, seja na parte interna ou externa, também deve considerar os vasos. Isso porque esse detalhe faz uma grande diferença no ambiente.

Há diversos tipos, modelos e acabamentos de vasos. Ou seja, você pode ter dúvidas na hora de encontrar a opção ideal. Então, a primeira questão que deve ser considerada não é a estética, mas sim o tamanho da planta.

Avalie o equilíbrio entre planta e recipiente. Isso significa que deve sobrar um espaço de, pelo menos, 2,5 cm entre a borda do vaso e a terra. É imprescindível verificar se o tamanho do vaso está de acordo com o ambiente e objetos do espaço.

[do_widget id=custom_html-14]

Em áreas internas, qualquer tipo de vaso pode ser utilizado. Lembre-se que os artigos precisam ter furos no fundo para drenagem.

Já em relação ao material, você pode encontrar vasos em:

  • Barro;
  • Cerâmica;
  • Cimento;
  • Concreto;
  • Vidro;
  • Plástico.

Essas 9 opções de plantas pequenas são excelentes para montar a sua floresta em casa ou apenas decorar um ambiente. Então, não tenha medo de apostar nessas espécies e fazer uma selva particular.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: