7 dicas para dormir melhor que realmente funcionam

Já reparou como algumas dicas para dormir melhor são tão complicadas que te deixam com mais estresse do que com vontade de se jogar no colchão? Mas dormir bem não precisa ser uma das 12 tarefas de Hércules, muito pelo contrário. 

Dormir bem, aliás, é uma questão de saúde pública. 45% da população mundial sofre com privação do sono, o que traz prejuízos para a saúde física, mental, social e até financeira ao redor do globo. 

Se você não quer fazer parte dessa estatística, ou se já faz e quer sair dela, o Persono preparou uma lista com dicas para dormir melhor que são realmente simples e que você consegue começar a usar já hoje!

Aqui vai a primeira: para algumas dicas que a gente vai dar você precisa fazer escolhas. Não dá pra mudar toda a sua rotina de uma vez só. Então comece pouco a pouco a aplicá-las na sua vida, uma de cada vez. Assim você tem tempo de se adaptar. 

Ah, e paciência, afinal a criação de hábitos exige persistência. 

7 dicas para dormir melhor que funcionam de verdade

… e que você pode aplicar na sua rotina a partir de hoje!

1. Crie o hábito da Higiene do Sono

A higiene do sono é a sua rotina personalizada antes de ir para a cama, aquela que te ajuda a pegar no sono mais rapidamente e a dormir melhor. Com o passar do tempo, essa rotina vai ensinando para o cérebro que é hora de desacelerar, tornando as suas noites ainda mais fáceis. É o poder do hábito.

A higiene do sono pode incluir a diminuição das luzes pelo o menos uma hora antes do sono, o uso de algum aromatizador de ambientes e a leitura de um livro gostoso (evite aqueles de horror ou crimes, que podem induzir os pesadelos).

2. Use a cama apenas para dormir

A cama deve ser reservada para o sono e, sempre que possível, nada mais. Quem está dizendo isso é a ciência do sono, não a gente. 

Nesses tempos de home office, muita gente cai na tentação de trabalhar ou estudar no conforto do colchão, mas isso tem efeito contrário à higiene do sono e ensina o seu cérebro que a cama é um lugar para ficar alerta.

E tem coisa pior que ficar rolando na cama, com ansiedade noturna?

3. Ajuste de temperatura

Sabia que um dos maiores inimigos do sono é o calor? Isso acontece porque a perda de temperatura no corpo durante a noite faz parte do nosso ritmo circadiano, o famoso relógio biológico. 

Mas não precisa comprar ar condicionado. Nos dias de verão, levar para a cama uma bolsa de gel (daquelas de farmácia, que usamos para dor muscular) e deixá-la na altura das pernas já ajuda quem sofre para dormir bem no calor. 

Dica extra: dormir sem roupa é ótimo! 

4. Tome sol

Espera… Sol? Não estamos falando de sono?

Estamos sim! Acontece que a luz solar é sua melhor amiga para regular o ritmo circadiano, já que ela ajuda a ajustar a produção do hormônio do sono (a melatonina).

Um pouquinho de sol pela manhã já resolve. A exposição a ele pode diminuir em 83% o tempo que uma pessoa com insônia leva para dormir. Faça o teste!

5. Conheça (e respeite) o seu cronotipo

Cronotipo é a tendência natural de uma pessoa de sentir picos de energia ou cansaço de acordo com a hora do dia. É por causa dele que algumas pessoas funcionam melhor de manhã e outras de noite. 

Saber o seu cronotipo permite que você ajuste a sua rotina a ele, evitando “forçar” o seu corpo a dormir ou acordar em horários opostos ao que ele precisa.

Faça o Teste de Cronotipo do Persono aqui: https://www.persono.com.br/insights/sono-e-ciencia/o-que-e-cronotipo 

6. Bora treinar?

Existe a lenda urbana que praticar esportes antes de dormir atrapalha o sono, mas isso não é uma verdade absoluta. 

Claro que você não vai fazer um treino de cardio perto da hora de ir para cama, já que isso vai aquecer o seu organismo e agitar o seu corpo. Mas nada impede que você faça um alongamento ou uma aula básica de Yoga para relaxar. 

Movimentar-se à noite promove a liberação de substâncias relaxantes no organismo, ou seja, pode ajudar a dormir melhor. 

Já os treinos mais pesados, esses você deixa para mais cedo. No mínimo duas horas antes de dormir.

7. Use a tecnologia a seu favor

Por tecnologia não estamos falando do seu celular, viu? Lembre-se que você deve reduzir ao máximo o uso de eletrônicos no mínimo uma hora antes de dormir. Mas nem por isso a modernidade é sua inimiga.

Estamos falando dos monitores de sono, que auxiliam no acompanhamento da qualidade e efetividade do sono, com informações como quanto tempo você demorou para dormir ou o quanto se mexeu durante a noite. 

Dica extra: corre para conhecer o travesseiro com monitor de sono do Persono, que te passa essas informações e muito mais com uma tecnologia exclusiva e imperceptível. Está à venda na Artex: https://artex.com.br/persono.

Boa noite!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Conteúdos que você vai gostar também: