5 tipos de colcha que vão transformar o seu quarto

5 tipos de colcha que vão transformar o seu quarto

Você já parou para pensar o quanto a colcha é importante na decoração e no clima de bem-estar do quarto? Além de dar um charme e elegância ao ambiente, esse artigo valoriza a cama, mantém você aquecida e protege o seu jogo de cama da poeira e da sujeira do dia a dia.

Você considera que a colcha tem o poder de transformar o décor do quarto e melhorar sua noite? Então, confira 5 estilos de produtos que irão abrir o seu leque de possibilidades.

1 – Colcha matelassê: para todos os tipos de decoração

Colcha matelassê: para todos os tipos de decoração

O matelassê, palavra criada a partir do francês e que significa colcha ou almofada, é um tratamento de texturização dos tecidos, que consiste em pespontos superficiais e enchimento no meio da peça, formando desenhos e relevos e assim criando um efeito acolchoado. Uma das principais características da colcha matelada é sua durabilidade e grande capacidade de aquecer.

Por volta dos anos 1880, vestidos e capas em seda eram confeccionados com essa característica. Já os tecidos de algodão eram aplicados em mantas e casacos de inverno.

Investir nesse tipo de colcha para cama irá compor o décor do quarto, independentemente do seu estilo. Isso porque o matelassê tem potencial estético, é lindo, versátil e se adequa ao ambiente sem sobrecarregar. Além disso, ele pode ser combinado com elementos de diferentes cores e texturas. Não há barreiras para usar a colcha matelassê!

2 – Floral: quarto romântico e provençal

Colcha floral: quarto romântico e provençal

As flores alegram, dão vida e um toque especial de natureza ao ambiente. Por essas características, as estampas florais invadiram os quartos através da cama.

O estilo floral pode variar e receber diferentes cores e tamanhos, como por exemplo uma colcha de casal ou king. Para quem deseja um toque mais romântico e delicado, estampas com flores menores criam uma sensação de tranquilidade e ar campestre. Um conforto para os olhos e maciez para descansar.

Descubra nossas colchas florais:

A estampa floral é o toque de delicadeza que faltava no seu quarto. Com apenas uma peça, seu ambiente ficará de cara nova e com muita suavidade. Além disso, a grande vantagem da colcha floral é que ela pode ser harmonizada com decorações provençais e românticas.

Um ambiente que remete paz faz com que as noites sejam agradáveis e bem aconchegantes. Por isso, escolha um modelo de colcha floral e não se esqueça de finalizar a decoração compondo o ambiente com lindas almofadas distribuídas na cama de forma descontraída.

3 – Estampas geométricas: modernidade e toque de cor

Colcha com estampas geométricas: modernidade e toque de cor

Assumindo um papel importante na atualização dos ambientes, as formas geométricas revelam a personalidade de quem opta pelo clássico e, ao mesmo tempo, pelo moderno. Em suas vertentes, é possível compor ambientes atuais com desenhos que variam entre listras e diferentes composições de figuras.

Na colcha de cama, a estampa geométrica funciona como uma peça curinga e possibilita coordenar facilmente com outras padronagens e cores do ambiente, criando um mix perfeito.

Uma roupa de cama contemporânea, além de garantir uma noite incrível, também tem função decorativa no seu ambiente. A cama é a peça principal do quarto e ocupa um grande espaço físico. Por isso, capriche na escolha da sua colcha moderna. Opte por jogos de cama completos, com lençol, fronha, colcha, edredom e cobre-leito. Dessa forma, você pode variar e criar combinações e mesclando estampas geométricas com lençóis lisos e coloridos com neutros. Solte a imaginação e aproveite para criar diferentes composições no quarto.

[do_widget id=custom_html-14]

4 – Aplicando o estilo boho moderno

Aplicando o estilo boho moderno na colcha

O estilo boho moderno é uma mistura de estéticas que são aliadas ao culto à natureza e à liberdade de expressão através da arte. Então é possível ver um pouco de hippie, folk, vintage, entre outros, na decoração.

O conforto e sensação de relaxamento devem imperar no quarto boho. Portanto, a roupa de cama merece atenção especial. Sendo assim, invista em colchas com estampas bem alegres e complemente o ambiente cama com almofadas. Desta forma, o quarto será único e com a sua cara.

5 – Estilo minimalista

Estilo minimalista na colcha

(Reprodução: Pinterest)

O lema “menos é mais” é a base para um quarto minimalista. Isso significa que, para compor o conceito desse décor, é recomendado retirar todo o excesso, inclusive do jogo de cama.

Na cama, a colcha minimalista se caracteriza pela ausência de estampas. Peças lisas e, geralmente, na cor branca ou em tons neutros, são as opções mais comum e ideais para o quarto. Isso porque cores vibrantes e estampas não fazem parte desse décor.

Entretanto, a sensação de aconchego é visível em colchas lisas, pois enfatiza aquele sentimento de não querer levantar da cama.

Agora que você conferiu 5 estilos de colcha, pense na harmonização do ambiente e transforme seu quarto.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: