Oficialmente o mês da prevenção ao suicídio, setembro vem sendo usado para dar visibilidade à causa da saúde mental no Brasil, o chamado Setembro Amarelo.
Precisamos falar mais sobre o bem-estar da nossa cabeça, de ansiedade, depressão e outros distúrbios. Todos eles têm tratamento e buscá-lo é uma questão de qualidade de vida.
O que isso tem a ver com o sono? Tudo!
A ansiedade atrapalha a hora de dormir
Estar ansioso ocasionalmente é normal. Todos passamos e vamos passar por isso ao longo da vida diversas vezes, especialmente quando estamos às vésperas de um acontecimento importante.
Precisamos apenas diferenciar o “estar ansioso” com os distúrbios da ansiedade. Neste caso, que é médico, a angústia vira um sintoma e toma dimensões desproporcionais à realidade.
Essa ansiedade, seja ela pontual ou crônica, pode acabar com a sua noite. Estar ansioso atrapalha o sono e dormir mal gera ansiedade. É um efeito bola de neve que precisa ser parado o quanto antes.
Sabe aquele momento antes de dormir que você fica rodando na cama, com a cabeça a mil pensando no que aconteceu durante o dia, “reprisando conversas” e pensando na sua lista de tarefas do dia seguinte? É a ansiedade batendo à sua porta.
Como combater a ansiedade na hora de dormir
Em casos de distúrbio de ansiedade, é preciso acompanhamento de um profissional de saúde. Mas mesmo que esse seja um problema crônico, existem algumas dicas simples que podem melhorar e muito muito a sua noite.
Relaxe
Sim, a gente sabe que é mais fácil falar do que fazer, mas merece o esforço.
O relaxamento pré-sono precisa começar bem antes da hora de ir para a cama, com um banho quente ou um chazinho relaxante. Só não vale chá verde e chá preto, hein? Afinal, um é diurético e o outro tem muita cafeína.
Uma boa aposta também pode ser a aromaterapia com lavanda. Além de ter um efeito terapêutico e relaxante, ela é considerada um ansiolítico natural, minimizando os sintomas de distúrbios de ansiedade na hora de dormir.
+ Leia Mais: Dicas para relaxar antes de dormir
Conheça (e se apaixone) pela higiene do sono
Sabe esse processo de relaxar antes de dormir que falamos ali em cima? Ele nada mais é do que parte da higiene do sono, um conjunto de técnicas que tem o objetivo de alcançar um sono mais saudável.
Além do relaxamento, a sua rotina pode incluir um pouco de leitura ou o seu skincare, por exemplo.
Pouco a pouco, a higiene do sono “ensina” o cérebro de que é hora de começar a desligar e o sono fica cada vez mais fácil.
Nada de ficar rolando na cama
Por mais confortáveis que sejam os seus lençóis, se você está sem sono levante-se e só volte quando a vontade de dormir aparecer.
Esse período que acontece entre você se deitar e começar a dormir se chama latência do sono e quanto mais longo ele for, pior, já que o cérebro começa a associar o colchão à ansiedade e insucesso.
O número mágico é 30 minutos: se passou disso, é melhor sair da cama e tentar dormir depois.
Apague a luz!
A luz está para o seu sono como a Nazaré está para a Maria do Carmo, ou seja, vilã total.
A claridade impede a produção do hormônio do sono, a melatonina, e atrasa ainda mais a transição para a hora de dormir. A dica é reduzir a exposição a luzes ao mínimo possível pelo menos uma hora e meia antes de ir para a cama.
Ah, isso inclui tanto a lâmpadas quanto eletrônicos.
Busque ajuda
Se você perceber que a sua ansiedade é muito frequente e está atrapalhando a sua rotina com frequência, não hesite em buscar ajuda de um especialista.
Muitos casos de ansiedade podem ser tratados somente com terapia, sem necessidade de remédios. A mudança na sua qualidade de vida será enorme.
Boa noite!