5 mitos sobre a decoração de quarto para deixar de lado!

O quarto é definitivamente o nosso lugar no mundo. Ele é o espaço de silêncio, de descanso, de repouso, de recuperar as energias. Sendo assim, nada mais justo do que pensar na decoração de quarto com muito amor. Da cor das paredes às roupas de cama, cada detalhe importa!

Pela internet, encontramos diversos posts sobre decoração de quarto. Neles, você verá algumas dicas e regras que não fazem tanto sentido. Afinal de contas, como decorar um quarto depende de cada pessoa. O seu gosto pessoal, os seus objetos queridos, os produtos ao seu alcance… tudo isso é mais importante do que alguma regra, concorda? Confira alguns desses mitos para deixar de lado hoje mesmo!

Não misture cores e texturas

Quem disse que você não pode misturar cores, estampas e texturas? Essas combinações deixam os espaços muito mais interessantes, completos e aconchegantes! Essa regra até pode fazer sentido, porém na decoração de quartos pequenos, pois um ambiente menor deve conter menos informações visuais para aumentar a sensação de amplitude. 

Se o quarto for mais amplo, você pode usar e abusar das misturas! Se quiser, siga guias como o círculo cromático, por exemplo, para facilitar a combinação de várias cores. Na hora de mesclar estampas, você pode usar cores de tecidos iguais para criar um visual coeso. Por exemplo: se a roupa de cama tem listras azuis, você pode combiná-la com um tapete xadrez que também possui detalhes azuis. 

Já a combinação de texturas não tem segredo: ela deixa toda a decoração mais aconchegante. Um leito com roupa de cama feita de algodão, que é um material lisinho, ganha mais profundidade e fica mais acolhedor contrastado com uma capa de almofada texturizada. Tecidos aveludados, lãs e linhos caem muito bem na decoração de quarto!

Você precisa ter um estilo definido

Esse é um mito que cria bloqueios em muitas pessoas. Ele acontece tanto na moda, quanto no décor. Ao buscar ideias de decoração de quarto, você encontrará diversos estilos com os quais se identifica. Isso é normal e não tem problema nenhum unir referências! Você não precisa se colocar em uma caixinha e se privar de outras possibilidades. 

Expressar sua personalidade é trazer esses elementos juntos para o ambiente, deixando o cômodo com a sua cara! Móveis com estilo industrial podem ser combinados com roupas de cama românticas e objetos de decoração de quarto modernos, por exemplo. Sinta-se livre para brincar com seus estilos favoritos, trazer novas referências e colocar mais de si na ambientação do quarto. 

Não coloque plantas no quarto 

Esse é um mito que está perdendo a força nos últimos anos, ainda bem! Muitos dizem que as plantas devem ser usadas apenas na decoração de áreas externas, mas sabemos que não é bem assim! As plantas trazem vida aos ambientes, nos ajudam a relaxar e nos inspiram. Não é à toa que elas estão em alta! 

Existem algumas espécies de plantas que precisam ficar do lado de fora, isso é fato, mas diversas espécies se dão bem em espaços internos. É o caso de alguns cactos, suculentas, samambaias, jiboias, violetas e lírios-da-paz. Assim, com um pouquinho de dedicação e cuidados apropriados, elas estarão muito felizes dentro de casa! 

Móveis e outras peças precisam combinar 

Essa regra é muito comum na discussão sobre a decoração de quarto de casal. Algumas pessoas acham que é preciso combinar as mesas de cabeceira, os tapetes ao lado da cama, as luminárias e etc. No entanto, não precisa ser assim. O casal deve ter a liberdade de expressar sua personalidade dentro do cômodo.

Além disso, mesas de cabeceira e luminárias diferentes conferem mais personalidade aos arranjos. Elas deixam o local mais interessante do que as combinações padronizadas de sempre! Inclusive, os materiais não precisam ser os mesmos em toda a mobília. Uma mesa de madeira pode combinar com uma cabeceira de ferro e vice-versa. 

Nada de cores escuras e vibrantes na decoração de quarto

Quem disse que não podemos incluir uma parede preta ou vermelha nas habitações? A decoração de quarto é muito particular e deve ser pensada para quem reside ali. Se você ama preto e sempre teve vontade de ter uma parede preta, tenha! Claro, você deve ter consciência de que o espaço ficará escuro. Se possível, dê preferência para cores fortes em ambientes bem-iluminados. 

Na decoração de quarto infantil, muitas pessoas apostam em tonalidades claras, como os pastéis. No entanto, é possível brincar com as cores primárias, ou seja, com tons fortes de vermelho, azul e amarelo. A parede de lousa preta também é ótima para o quarto dos pequenos, pois estimula a criatividade e facilita a permite a confecção de anotações, como em uma agenda.

Esse mito é comum também na decoração de quarto feminino, onde tons mais claros geralmente ganham destaque. Paredes pintadas de vermelho vibrante, amarelo e laranja criam um cômodo alegre, inspirador e estimulante. Elas ajudam a acordar com a energia lá no alto.

Deixe as regras de lado e decore como você sempre sonhou!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Conteúdos que você vai gostar também: