5 dicas para compor uma parede de quadros

Provavelmente, você já a encontrou por aí enquanto buscava por inspiração. A parede de quadros, também conhecida como gallery wall, vem se tornando cada vez mais popular. Ela consiste em criar uma parede com diversos quadros, um ponto focal no seu décor.

Por meio dela, você pode expressar sua personalidade, sua história e seus gostos pessoais. Por isso, reunimos aqui 5 dicas para você incorporar paredes decoradas com quadros no seu lar. Com essas ideias, sua parede vai ficar um charme!

1 – Defina um local de destaque para sua parede de quadros

A gallery wall será um ponto de muito destaque no ambiente, portanto escolha bem onde ela será posicionada. O ideal é uma parede sem muitas informações, como móveis, janelas e outros itens decorativos. Também escolha uma cor sólida, clara ou escura, para dar destaque total aos quadros

Muitas pessoas incluem a parede para quadros na sala de estar, por ser um ambiente onde recebemos visitas, mas ela cabe em qualquer ambiente. Em uma sala de jantar, ela cria uma sensação de inspiração. Nas escadas, ela dá mais propósito e cria interesse em paredes que normalmente não seriam usadas. 

Outros cômodos menos comuns, mas tão interessantes quanto esses, são o banheiro, a cozinha e o quarto. Você pode adaptar o tamanho da galeria nesses espaços de acordo com o tamanho do ambiente. O importante é selecionar quadros que combinem com o lugar. 

2 – Escolha os quadros ideais 

Falando em seleção de quadros, essa é uma das partes mais importantes. Afinal, eles são as estrelas da parede de quadros. Uma dica importante é escolher quadros significativos para você. Assim, cada parte da sua parede terá conexão maior com a sua vida, e é mais difícil de se cansar ou mudar de ideia a respeito daquela peça. 

Você pode brincar bastante com a sua gallery wall. Mescle fotos, pinturas, pôsteres, tipografias, lambe-lambes e memórias, como ingressos de shows e cartas, por exemplo. 

Algumas pessoas optam por seguir somente um tema na parede, como música ou inspirações botânicas, outras já preferem mesclar bastante os temas. O importante é criar alguma coesão desses elementos entre si, entre os móveis e outros itens decorativos

3 – Pense no ambiente como um todo

Ainda sobre a escolha de quadros, é importante considerar o ambiente e a função dele na hora de montar uma gallery wall. Os quadros para sala de estar podem ser mais vibrantes, já que este é um espaço para receber as pessoas. No entanto, talvez isso não seja uma boa ideia para os outros cômodos da casa.

No caso do quarto, por se tratar de um ambiente de descanso, aposte em quadros mais serenos. Afinal, o ideal é não ter tantos estímulos em um ambiente onde você vai dormir e se desconectar. Busque incluir quadros na parede mais tranquilos, com cores mais leves, como preto e branco, ou tipografias minimalistas.

Da mesma maneira, no banheiro, são interessantes imagens que transmitam uma sensação de limpeza e frescor. Na cozinha, vale a pena se inspirar nos alimentos e no ambiente para escolher quadros que façam referência à gastronomia, aos seus pratos favoritos e à reunião em volta da mesa.

4 – Escolha as molduras

As molduras também têm um papel importante na montagem da sua parede de quadros. Juntamente às artes e fotografias, elas dão o tom ao ambiente. Algumas pessoas preferem escolher molduras que combinem entre si, de preferência em preto ou branco. Assim, as grandes estrelas do show são os quadros. 

Outras pessoas preferem escolher molduras diferentes, coloridas, com formatos distintos, que criam uma parede mais despojada e divertida. Tudo isso depende do seu estilo e da mensagem que você quer transmitir com sua gallery wall. São ideias de decoração diferentes. Qual desses estilos combina mais com você?

5 – Planeje como posicionar os quadros na parede de quadros

Uma das dicas de decoração mais importantes para montar sua parede de quadros é o planejamento. Assim que você decidir o espaço onde os quadros serão posicionados, as artes e as molduras, chegou a hora de pensar no posicionamento desses elementos na parede.

Uma boa dica é desenhar os tamanhos e formatos desses quadros no papel. Assim, você consegue posicionar os papéis na parede e deixar o visual bem harmonioso. Você também pode montar esse layout com os quadros no chão e, em seguida, marcar onde cada um ficará na parede. 

Uma boa dica para esse arranjo de quadros é colocar as peças maiores no centro e as menores ao redor, ou vice-versa. Isso cria uma espécie de organização interessante de todos os elementos.

Com esses truques simples, temos certeza de que sua decoração com quadros vai ficar incrível!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: