5 dicas de organização de guarda-roupa

Um armário arrumadinho, com todos os itens em seu lugar é o sonho de qualquer pessoa, não acha? Embora muita gente tenha isso como meta, sabemos que geralmente ele está mais bagunçado do que deveria. Porém, com algumas dicas de organização de guarda-roupa você consegue atingir seu objetivo.

Como organizar um guarda-roupa e fazer com que ele não bagunce rapidamente? Para conseguir isso, é fundamental ter disciplina, separar os itens por categorias e, acima de tudo, cuidar para não ter o impulso de colocar as peças fora de seu devido lugar. Então, confira 5 maneiras de arrumar essa peça fundamental em nosso dia a dia.

1- Tire tudo do armário – tudo mesmo!

Organização de guarda-roupa - tire tudo(Reprodução – Pinterest)

É impossível cuidar da organização do guarda-roupa ou um armário sem retirar todas as peças de dentro deles. Por isso, gavetas, compartimentos, prateleiras e cabideiros devem ser esvaziados para que o espaço seja limpo, primeiramente. Depois, ao colocar os itens de volta, faça uma triagem do que não deveria estar ali.

No momento de separar os artigos, escolha uma forma de uni-los. Pode ser, por exemplo, por tipo de roupa – calças com calças, camisetas com camisetas, etc. Há, ainda, a possibilidade de categorizar as peças por cor ou estação do ano.

2- Separe o que já não serve mais e doe suas roupas

Organização de guarda-roupa - separe o que não usa(Reprodução – Pinterest)

Uma das maneiras mais eficientes de promover a organização do guarda-roupa é liberar espaço. Por isso, assim que você retirar todos os itens, separe o que não serve mais ou aquelas roupas que você tem certeza de que nunca usará.

Doar é algo que ajuda os outros e ainda te ajuda a organizar o armário. Algumas instituições de caridade até buscam as doações na sua casa. Porém, se você preferir, é possível vender itens mais conservados e de valor maior.

3- Divida as roupas de acordo com a ocasião

Organização de guarda-roupa - divida(Reprodução – Pinterest)

Separe roupa de academia apenas com roupa de academia, vestimentas para trabalhar com peças da mesma categoria, vestidos de festa com itens da ocasião, etc. Assim, você não só facilita a organização do guarda-roupa, como também torna mais fácil a busca por soluções e combinações.

O mesmo vale para as estações de ano, já que casacos pesados costumam ocupar um grande volume no armário e podem ser guardados em caixas ou sacos a vácuo. Assim você conserva ainda mais as suas roupas e libera espaço para outras peças.

[do_widget id=custom_html-14]

4- Utilize caixas para uma melhor organização de guarda-roupa

Organização de guarda-roupa - caixas(Reprodução – Pinterest)

A organização do guarda-roupa perfeita engloba o uso de caixas de acrílico, madeira ou palha, dependendo da sua preferência. Elas ajudam a dividir itens por categorias e evitam que você perca muito tempo ao tentar localizar um acessório, por exemplo.

Divisórias são fundamentais nas gavetas de meias e roupa íntima, por exemplo. Caixas abrigam cintos, acessórios de academia, bolsas, lenços, bijuterias e muito mais! Você pode até fazer uma composição e encapar as peças de acordo com a sua preferência de cores e padronagens. Etiquetar as caixas também ajuda a identificar onde está cada coisa.

5- Acomode os sapatos de acordo com o seu uso

Organização de guarda-roupa - sapatos(Reprodução – Pinterest)

Usa muita sapatilha no dia a dia? Priorize essas peças ao organizar o armário e deixe sandálias de festa, sapatos de frio, botas e chinelos em locais menos visíveis. Isso evita que você desfaça a arrumação e perca tempo buscando o item que deseja. Uma dica é colocar um pedaço daquele espaguete de piscina dentro das botas de cano alto para evitar que elas se deformem.

Não consegue identificar o que não usa mais? Adote essa dica!

Organização de guarda-roupa - dica extra(Reprodução – Pinterest)

Quem fica sempre indeciso sobre quais itens não são mais usados e podem ser descartados pode fazer o seguinte: assim que usar uma roupa, coloque o gancho do cabine do lado contrário ao das outras peças. Assim, em algumas semanas, você perceberá o que realmente está usando e o que só ocupa espaço. Isso ajuda muito na organização do guarda-roupa.

Foto de capa: Pinterest
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: