5 desvantagens de dormir com o colchão no chão

Nas férias ou no dia de visitar alguém, é normal dormir com o colchão no chão. Em geral, bastam uma ou duas noites para sentir desconforto e dores na coluna, não é? Porém, algumas pessoas, seja por uma escolha decorativa, seja para economizar, dormem assim por longos períodos.

Certas ideias para colocar colchão no chão até podem reduzir o incômodo. No entanto, o melhor é investir em uma cama de alta qualidade que, além de trazer mais conforto, agrega muito à decoração do ambiente. Confira algumas desvantagens de descansar com o colchão no chão.

1 – Deixar o colchão no chão dificulta a limpeza

Se você já fez faxina em um quarto com colchão no chão, sabe disso muito bem. É mais difícil aspirar, varrer e passar pano com esse objeto no caminho. Para limpar corretamente, você precisa colocar o item em pé, apoiado em uma parede.

Isso não é tão difícil com modelos mais leves. Porém, com itens pesados, como os de molas, essa rotina pode se tornar cansativa. Provavelmente, você vai precisar de ajuda no processo. Sobretudo se for um colchão no chão casal, pois, quanto maior é o tamanho, mais pesada é a peça. 

2 – Falta circulação de ar

Sempre falamos sobre a importância de deixar o ar fluir pelo quarto. Por isso, lençóis de algodão são tão indicados para a hora de dormir, travesseiros devem ser arejados semanalmente, entre outros cuidados. Isso é importante para combater a umidade e a aparição de fungos e bactérias, que prejudicam a saúde. 

Quando você coloca seu colchão no chão, não há circulação de ar na parte inferior. Se houver umidade na superfície, pode surgir um problema a longo prazo. Se você optar pelo colchão para chão, será necessário colocá-lo em pé para arejar diariamente. Afinal, sem o fluxo de ar, o calor do seu corpo em contato direto com artigo pode ser prejudicial para o tecido e a espuma da peça. 

3 – Reduz a longevidade do colchão

Ao deixar seu colchão no chão, você reduz a longevidade do item. Esse artigo é um alto investimento para o sono e a saúde. Por isso, é preciso tomar todos os cuidados para ele durar por toda a vida útil, que gira em torno de dez anos.

Ao colocar o colchão no chão, a decoração pode até ficar interessante. Porém, há mais chances do tecido sofrer rasgos, desgastes, aparecimento de manchas, entre outros problemas. Assim, você diminui o tempo de uso do seu produto, pois ele perde a qualidade e aumenta a sua despesa com a compra de nova peça. 

4 – O colchão no chão dificulta deitar e levantar

O colchão no chão não é uma boa ideia para as pessoas com problemas na coluna, dificuldades de locomoção ou idosos. Isso porque deitar e levantar é muito mais difícil. As camas são projetadas com alturas que facilitam esse movimento diário. 

Mesmo sem ter problemas de saúde, você já reparou como, às vezes, é difícil levantar do chão? Pois é. Agora, imagine fazer isso todos os dias. Além disso, você tem mais dificuldade para arrumar o colchão diariamente, pois precisa abaixar para estender os lençóis e as colchas. 

5 – Aumenta o contato com insetos

Se você mora em uma região com muitos insetos, pode ter problemas ao colocar seu colchão no chão. Afinal, eles ficam muito mais próximos de você sem um móvel elevado. Essa questão é ainda mais preocupante no caso do colchão no chão para bebê. Você não quer que o pequeno fique em contato direto com esses bichos, não é?

Isso também ocorre com o colchão no chão em quarto infantil. Em geral, os dormitórios montessorianos têm o conceito da cama bem baixa para aumentar a autonomia da criança, facilitando a circulação dela pelo quarto. Nesse caso, redobre os cuidados com a higienização do ambiente para evitar presenças indesejadas.

Invista em uma boa cama

Além de tudo o que foi citado acima, uma cama eleva o visual do quarto. Não há nada como um móvel alto, com muitas camadas, para aumentar a sensação de conforto e bem-estar no ambiente. O sono fica muito mais gostoso!

Para deixar o cômodo perfeito, invista em uma cama e um colchão de altíssima qualidade. Com itens de marcas conhecidas e confiáveis, você garante noites mais tranquilas e retorno excelente sobre o seu investimento.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Conteúdos que você vai gostar também: