10 plantas que purificam o ar da sua casa

Plantas que purificam o ar

Nos anos 80, a NASA realizou uma pesquisa com o objetivo de desintoxicar o ar de suas estações espaciais. Como resultado do estudo, a agência estadunidense chegou a uma lista de plantas que purificam o ar. Mesmo que a investigação tenha sido feito especificamente para essas estruturas no espaço, ele também pode ser muito útil em terra firme, mais especificamente na sua casa

Ao contrário do que muitos pensam, o ar dentro de casa também tem suas toxinas. Descubra, a seguir, quais plantas podem eliminar substâncias nocivas do seu imóvel e onde cada uma delas pode ser usada para levar mais bem-estar para sua família.

1- Plantas que purificam o ar: antúrio

Plantas que purificam o ar
(Reprodução – Pinterest)

Segundo a NASA, os antúrios são muito eficazes em absorver amônia liberada de produtos de limpeza. Por isso, as flores são perfeitas para embelezar o banheiro, já que o espaço não costuma ter uma boa circulação de ar para dissolver os químicos da faxina. A espécie também é ótima para remover formaldeído, o famoso formol, do ar.

2- Hera

Plantas que purificam o ar
(Reprodução – Pinterest)

Os cientistas consideram a hera a melhor planta para filtrar o ar. Ela absorve toxinas e consegue remover algumas substâncias cancerígenas do ar, como benzeno, xileno e formaldeído. Quer mais vantagens? A espécie pendente ainda é fácil de cuidar e fica linda em ganchos ou em cima de prateleiras.

3- Lírio da paz

Plantas que purificam o ar
(Reprodução – Pinterest)

O lírio da paz é uma das plantas que purificam o ar mais eficientes. Ela pode limpar benzeno, xileno, tolueno, acetona, álcool, amônia, tricloroetileno e formaldeído. Além disso, ela é bem resistente e não precisa de muita atenção para sobreviver. Porém, é preciso cuidado, já que a espécie é tóxica para animais domésticos.

4- Espada-de-São-Jorge

Plantas que purificam o ar
(Reprodução – Pinterest)

Segundo o feng shui, a espada-de-São-Jorge é capaz de neutralizar as energias negativas da casa. Além disso, ela absorve o formol liberado por produtos novos, como tapetes, tecidos sintéticos e móveis de madeira. Aliás, a espécie elimina também benzeno, xileno, toluene e tricloroetileno. Enfim, a planta ainda libera altas doses de oxigênio à noite, limpando o ar com eficiência.

5- Clorofito

Plantas que purificam o ar
(Reprodução – Pinterest)

Conhecido também como planta-aranha, o clorofito é perfeito para quem não tem muito jeito com plantas, já que não exige muitos cuidados. Essa espécie é responsável por combater poluentes como monóxido de carbono, xileno e benzeno. Ela é ótima para quem tem problemas respiratórios, já que é uma das poucas espécies que não causam alergias.

6- Babosa

plantas que purificam o ar
(Reprodução – Pinterest)

Também conhecida como aloe vera, a babosa é uma planta medicinal super poderosa. Afinal, ela tem grandes propriedades cicatrizantes, calmantes e é ótima para hidratar a pele e cabelo. Como se isso não bastasse, ela funciona como um medidor natural de qualidade do ar. Quando as folhas estão com pontinhos escuros, quer dizer que a atmosfera está poluída. Incrível, não é?

7- Samambaia

Plantas que purificam o ar
(Reprodução – Pinterest)

Ela voltou com tudo! Ícone dos anos 80, a samambaia fica linda pendurada pela casa, podendo ser colocada na sala, banheiro, quarto e corredores. Além disso, ela é excelente para purificar o ar e limpar benzeno, formaldeído, xileno e compostos orgânicos voláteis, enquanto remove arsênico e mercúrio do solo.

8- Jiboia

Plantas que purificam o ar
(Reprodução – Pinterest)

Formaldeídos, monóxido de carbono e benzeno não têm vez em uma casa com jiboias. Essas plantas que purificam o ar têm alta taxa de evaporação, sendo ideais para ambientes fechados. Como não requerem muitos cuidados, podem ser colocadas em qualquer lugar da casa. Além disso, são pendentes e ficam ficam lindas ao pendurar.

9- Gérbera

Plantas que purificam o ar
(Reprodução – Pinterest)

A gérbera não é só um rostinho bonito. Afinal, a flor é capaz de remover benzeno, formaldeídos e tricloroetileno do ar. Ela é ótima para decorar o quarto. Porém, é importante avisar que a planta gosta de muito sol. Então, deixe-a pertinho da janela para que ela fique feliz.

10- Ficus

Plantas que purificam o ar
(Reprodução – Pinterest)

Elas são muito resistentes e adoram luz indireta. As ficus são espécies de plantas que purificam o ar e têm um alto índice de transpiração, mantendo a umidade do ar mesmo em épocas de seca. Além disso, elas são eficientes na hora de eliminar benzeno, xileno, toluene, formaldeído e tricloroetileno.

Ter uma casa saudável é mais fácil com a ajuda de plantas que purificam o ar. Coloque uma (ou várias) delas na sua casa e leve qualidade de vida para a sua família.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email

Conteúdos que você vai gostar também: